27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13p - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 16 |
22751 - (RE)EDUCAÇÃO PERMANENTE NO E PARA OS SAES E ATENÇÃO BÁSICA NOS MUNICÍPIOS PRIORITÁRIOS PARA O ENFRENTAMENTO DO HIV NO RIO GRANDE DO SUL CAROLINA PEREIRA MONTIEL - SES/RS, GUILHERME BARBOSA SHIMOCOMAQUI - SES/RS
Período de Realização A experiência iniciou em novembro de 2017 e será concluída em março de 2018.
Objeto da Experiência A experiência versa sobre a elaboração dos planos de educação permanente em 5 dos 15 municípios prioritários para o enfrentamento do HIV/Aids no RS.
Objetivos Elaborar os planos de educação permanente dos Serviços de Assistência Especializada (SAE) e Atenção Básica (AB) de 5 municípios prioritários para o enfrentamento do HIV/Aids no RS.
Metodologia No período de novembro a dezembro de 2017 foi realizado um diagnóstico sobre as necessidades de EP com os profissionais das equipes do SAE e AB. Esse diagnóstico consistiu em olhar para realidade de EP em cada local e foi realizado por meio de um questionário respondido em reunião realizada com as equipes de cada município. Após, foram levantados os tópicos a serem contemplados nos planos de EP e selecionados os formatos a serem abordado com os profissionais que atuarão em cada temática.
Resultados Verificaram-se na maioria dos municípios, a aproximação da AB com o SAE e a construção conjunto de um plano de EP factível e viável. Além disso, observou-se a retomada da organização da EP nos municípios, estratégia que estava ausente no processo de trabalho das equipes. Também houveram resistência de algumas gestões municipais, alegando dificuldades financeiras e de organização, além de fragilidades de integração e relacionamento entre os profissionais que compõem o SAE e a AB.
Análise Crítica A elaboração dos planos de EP nesses municípios foram fundamentais para alinhar a organização das ações para o enfrentamento do HIV/Aids com os planos de trabalho da Resolução estadual 143. A experiência elucidou a atribuição do estado quanto à EP nesses municípios e reforçou a relevância da participação de uma apoiadora em todo processo no sentido de assegurar e tensionar a construção das agendas de EP. É importante a incorporação da EP no processo de trabalho das equipes do SAE e AB.
Conclusões e/ou Recomendações Nota-se que o planejamento da EP tem se constituído em uma forma de integração dos SAE e AB, que podem pensar juntos suas fragilidades e potencialidades. Espera-se para o ano de 2018 a execução dos planejamentos já finalizados. Ressaltasse a necessidade de articulação do estado do RS bem como dos municípios com o Núcleo Regional de Educação em Saúde Coletiva e Núcleo Municipal de Educação e Saúde Coletiva no planejamento e desenvolvimento da EP.
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