Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13o - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 15

27456 - APRENDIZAGEM EM ECONOMIA DA SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA, UMA DISCUSSÃO A PARTIR DE REVISÃO SISTEMATIZADA DA LITERATURA
MARTHA CARVALHO PEREIRA TEIXEIRA - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DA BAHIA, ROSA MARIA PINHEIRO SOUZA - FIOCRUZ - RJ, ERIKA SANTOS DE ARAGÃO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA/UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, MARIA HELENA LIMA SOUSA - SES/CE


Apresentação/Introdução

Este trabalho é resultado do subprojeto “Desenvolvimento de metodologia de gestão de custos da atenção básica projeto”, que integra projeto “Financiamento de Sistemas de Saúde: prospectiva de custos para alocação de recursos”. Sendo necessárias construção de planos de aprendizagem em economia da saúde capazes de suprir as demandas específicas da Atenção Básica no SUS.



Objetivos
Este trabalho tem como objetivo identificar as práticas existentes em Economia da Saúde, como vistas a desenvolver um Plano de Aprendizagem na área aplicado a atenção básica. Esforço particularmente importante num contexto de restrição de recursos


Metodologia
Foi realizada revisão sistematizada, de caráter narrativo, a partir de duas buscas em diferentes bases de dados (Scopus, Web ofKnowledge,SocIndex, BVS, Medline via Pubmed). A busca abrangeu textos em inglês, espanhol, português e francês publicados entre 2000 e 2015. Após a leitura dos textos restaram nove os quais atendiam aos critérios de inclusão. Em relação as práticas de Economia da Saúde existentes no Brasil, foi realizado um levantamento exploratório visando obter um panorama das iniciativas no campo da formação e aprofundar o conhecimento. Foram mapeados os cursos realizados pelo Ministério da Saúde e cursos desenvolvidos pelas Instituições Acadêmicas regulares e/ou pontuais.


Resultados
Observou-se que há uma ausência de evidências sobre práticas de aprendizagem em Economia da Saúde, especificamente na Atenção Básica. Contudo, as práticas encontradas são aplicáveis aos diferentes níveis de atenção à saúde, sendo necessárias adequações a realidade local e as condições de infraestrutura. Alguns passos poderão delinear uma melhor apreensão do caminho a seguir, na perspectiva de teoria-prática indicado por Haddad (1987). A proposta do Programa de Aprendizagem em ES, com foco nos custos, na Atenção Básica, se fundamenta nos pré-requisitos adaptado da proposta de Paim & Nunes (1992). A análise das experiências já existentes contribuirão para compor tal plano de capacitação.


Conclusões/Considerações
O desenvolvimento de um programa de aprendizagem continuada, em economia da saúde, que envolva o serviço e a academia é uma premissa importante para contribuir com a estabilidade do serviço público de saúde ante as dificuldades de financiamento, fragilidade dos instrumentos de gestão na saúde e de profissionais carentes deste tipo de capacitação para enfrentar as dificuldades e instabilidades financeiras do sistema público

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