Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13o - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 15

26894 - A FORMAÇÃO PROFISSIONAL PARA TRABALHADORES DOS CONSULTÓRIOS NA RUA
MARCELO PEDRA - UERJ, ELAIMA TEIXEIRA RABELLO - MCARELAINE@HOTMAIL.COM


Apresentação/Introdução
A criação das equipes de atenção básica específicas, como as equipes de Consultórios na Rua, introduzem diversas questões no campo da atenção à saúde: a organização do processo de trabalho destes serviços, sua inserção nas redes de atenção a saúde e a questão da formação e qualificação de profissionais com habilidades e competências adequadas e oportunas para atuar em um contexto tão singular.


Objetivos
Mapear e apontar os elementos que compõem as competências dos profissionais para o trabalho nas equipes de Consultório na Rua, que estejam em consonância com as exigências da produção do cuidado junto à população em situação de rua.



Metodologia
Este estudo teve caráter exploratório, em uma abordagem qualitativa, e utilizou como estratégias de coleta e sistematização de dados grupos focais com as equipes de Consultório na Rua do Distrito Federal com fins a uma aproximação da realidade do trabalho, a partir do ponto de vista dos trabalhadores. Foram realizados três grupos focais, para levantar os elementos e atributos necessários ao trabalho junto a população em situação de rua. As falas evocadas nos grupos indicaram conhecimentos, habilidades e atitudes para o trabalho no Consultório na Rua


Resultados
Foram elencados 87 elementos no total e as principais proposições coletadas foram as seguintes:
Conhecimentos: saúde mental; álcool e outras drogas; avaliação e manejo de situações clínicas mais comuns entre a PSR; sobre as violências, preconceitos, discriminações e negligências, junto à PSR; sobre as políticas sociais;
Habilidades: trabalhar em equipes multiprofissionais; escutar; comunicação interpessoal; cuidar de feridas e fazer de curativos; sensibilizar os profissionais da rede; mediar de conflitos;
Atitudes: saber lidar com a frustração e impotência gerada pelo trabalho com a PSR; disponibilidade para se relacionar; permanecer sensível, paciente e aberto diante do outro.



Conclusões/Considerações
Consideramos que os elementos elencados por este trabalho possam contribuir para a construção de competências para o trabalho nas eCR, no empenho de aproximar os modos de educar as formas apropriadas de acolher e enfrentar às demandas de saúde da população em situação de rua.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360