27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13o - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 15 |
23429 - A PRECEPTORIA NA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: CONSIDERAÇÕES SOBRE TRABALHO, INTERDISCIPLINARIDADE, FORMAÇÃO PEDAGÓGICA E EDUCAÇÃO PERMANENTE MARIA DAS GRAÇAS GARCIA E SOUZA - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO PEDRO/UFF E MESTRADO EEAAC/UFF, BENEDITO CARLOS CORDEIRO - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Apresentação/Introdução O estudo traz uma reflexão, analisando e problematizando sobre a formação e o trabalho do preceptor na REMU em Saúde. Como construir práticas pedagógicas no exercício da preceptoria, como um caminho a ser trilhado no SUS, que abarquem, principalmente, o trabalho e a formação interdisciplinar? O momento fundamental na formação permanente “é o da reflexão crítica sobre a prática” (FREIRE, 2006).
Objetivos Apontar como se configura o trabalho do preceptor na prática da Residência Multiprofissional, compreendendo se a sua atuação contempla a interdisciplinaridade e a formação pedagógica nos moldes da Educação Permanente.
Metodologia A pesquisa, com início no segundo semestre de 2017, é qualitativa, de natureza descritiva, que tem como base a Triangulação de Métodos de Minayo e à luz do Materialismo Histórico Dialético de Marx. É planejada em três momentos que movimentam as atividades, procedimentos investigativos e sistematizadores da mesma, como algo dinâmico: análise bibliográfica, pesquisa de campo e sistematização dos dados. Os participantes são os preceptores da Residência Multiprofissional, e os instrumentos de coleta de dados acontecerão por meio de entrevistas semiestruturadas.
Resultados Como resultados alcançados, realizou-se um levantamento bibliográfico e uma revisão de literatura sobre a temática “preceptor”, visando uma melhor fundamentação desse conceito, de suas competências, formação e trabalho. Concluiu-se previamente que a formação e a atuação dos preceptores não podem se desenvolverem endogenamente e a partir exclusivamente de sua intencionalidade, mas, também, a partir do entendimento da categoria trabalho, reconhecido em sua particularidade sócio-histórica, conforme nossos referenciais político-pedagógicos: a concepção crítico-reflexiva de Paulo Freire e o Materialismo Histórico-Dialético (Marx).
Conclusões/Considerações O estudo demonstra qualificação insuficiente do preceptor para as mudanças das práticas nos espaços de trabalho. Contudo, as conclusões iniciais da pesquisa atestam para a relevância de seu papel e como a Educação Permanente pode ser uma ferramenta para a sua formação e trabalho. O preceptor tem um papel de destaque na condução e construção da Educação permanente e, nesse processo, fortalecem as instituições em seu compromisso social
|