Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13n - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 14

29085 - CASOS COMPLEXOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: NARRATIVAS DE RESIDENTES EM MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE
RAFAEL CANGEMI REIS - UFRJ, ALICIA REGINA NAVARRO DIAS DE SOUZA - UFRJ, CÉSAR AUGUSTO ORAZEM FAVORETO - UERJ


Apresentação/Introdução
No ensino médico a apresentação de casos clínicos é uma ferramenta de ensino e aprendizagem. O caso clínico é a unidade do pensamento e discurso, constituindo-se na principal narrativa médica. Apresenta linguagem própria pautada na racionalidade biomédica. Na APS, porém a forma como está constituído não contempla os aspectos da complexidade dos sujeitos, tão frequentes na clínica da APS.


Objetivos
Investigar as características e padrões narrativos, através de casos complexos de residentes do 1º ano de MFC


Metodologia
Trata-se de um estudo qualitativo e exploratório, no qual foram utilizadas as técnicas de entrevistas e coleta de narrativas. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas a partir de casos complexos atendidos pelos médicos residentes do primeiro ano (R1s) de MFC no âmbito da APS, na cidade do Rio de Janeiro. Para análise utilizamos a técnica de análise de conteúdo sendo elencadas 6 categorias de análise.


Resultados
Os resultados evidenciaram a compreensão da complexidade na medicina e na APS, as características da apresentação de casos complexos, os recursos para acessar e contemplar a complexidade, a construção de um projeto terapêutico singular com base no empoderamento e na coordenação do cuidado e as emoções e reflexões geradas pela complexidade dos casos. As categorias de análise definidas foram: Compreensão da Complexidade pelo Residente; Forma de Apresentação do Caso Clínico;Complexidade dos Casos Clínicos; Projeto Terapêutico Singular compartilhado por equipe multidisciplinar; APS como cenário para cuidados complexos e longitudinais;Emoções e reflexões acerca da complexidade na APS.


Conclusões/Considerações
A apresentação de casos é um instrumento de ensino na medicina, porém como é ensinada sendo fundamentada na racionalidade biomédica, não responde às necessidades de saúde e nem a complexidade da APS. É necessário repensar a estrutura e a linguagem, considerando os aspectos da racionalidade biopsicossocial. O uso das narrativas estimula a reflexão acerca do cuidado, amplia os saberes e práticas, propiciando o encontro com a integralidade.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360