27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13n - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 14 |
21486 - EMPODERAMENTO DOS TRABALHADORES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM EDUCAÇÃO PERMANENTE SIMONE MENDES LIMA - FIOCRUZ RO, NÚBIA SOUZA CORREIA - SESAU RO, IVAN BRITO FEITOSA - FIOCRUZ RO.
Apresentação/Introdução A Educação Permanente (EP) atravessa as práticas realizadas na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do SUS intervindo na organização, qualidade, produção dos saberes em saúde, na qual, todos os envolvidos são protagonistas dos processos políticos, aprendizagem, saúde e ético. Apesar da relevância da EP estudos em regiões distintas do país revelam que as equipes da ESF equipes não dominam a EP.
Objetivos Empoderar as equipes da ESF a respeito da EP, diferenciando-a da Educação Continuada (EC), além de evidenciar seu papel nos processos de trabalho, e na qualidade do cuidado em saúde. Além disso, obter subsídios para implementação da EP na ESF.
Metodologia Este foi um estudo de caso com abordagem de pesquisa-ação e metodologia qualitativa, comparativa. Foi ministrada oficina de trabalho com o tema: “Diferença entre Educação Permanente e Educação Continuada”, e utilizada à metodologia pedagógica da problematização. O público alvo foram os trabalhadores de uma ESF, localizada no município de Alto Paraíso, estado de Rondônia. Participaram da oficina sete agentes comunitários de saúde e uma enfermeira. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas individuais semiestruturadas pré e pós oficinas, gravadas e transcritas, e pelo acompanhamento do material produzido pela equipe. A análise de dados foi por meio de analise de conteúdo temática.
Resultados Na analise dos dados obtivemos as seguintes categorias: (i) EP aprendizado formal e inútil X aprendizado no trabalho pelo questionamento que transforma a realidade; (ii) EP transmissão do saber = EC X processo de aprendizagem no trabalho programado ou não, multi e interdisciplinar; (iii) EP = Estagnação profissional X processo interrupto de aprendizagem no trabalho pela permuta do saber; (iv) EP = educação em saúde preventiva X processo conjunto, dialógico de aprendizagem pautado na problematização da realidade para a sua transformação, com participação social; (v) desconhecimento X planejamento, objetivo e trabalho conjunto cotidianamente promovendo melhoria do cuidado e do SUS.
Conclusões/Considerações A oficina de EP realizada no território de atuação da equipe de ESF mostrou-se capaz de empoderar os trabalhadores para transformarem a realidade através do questionamento contextualizado do status quo, e a construção coletiva do saber levando ao planejamento e a objetivos conjuntos, possibilitando a qualificação do cuidado em saúde e do SUS no nível local.
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