Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13n - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 14

21486 - EMPODERAMENTO DOS TRABALHADORES DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA EM EDUCAÇÃO PERMANENTE
SIMONE MENDES LIMA - FIOCRUZ RO, NÚBIA SOUZA CORREIA - SESAU RO, IVAN BRITO FEITOSA - FIOCRUZ RO.


Apresentação/Introdução
A Educação Permanente (EP) atravessa as práticas realizadas na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do SUS intervindo na organização, qualidade, produção dos saberes em saúde, na qual, todos os envolvidos são protagonistas dos processos políticos, aprendizagem, saúde e ético. Apesar da relevância da EP estudos em regiões distintas do país revelam que as equipes da ESF equipes não dominam a EP.


Objetivos
Empoderar as equipes da ESF a respeito da EP, diferenciando-a da Educação Continuada (EC), além de evidenciar seu papel nos processos de trabalho, e na qualidade do cuidado em saúde. Além disso, obter subsídios para implementação da EP na ESF.


Metodologia
Este foi um estudo de caso com abordagem de pesquisa-ação e metodologia qualitativa, comparativa. Foi ministrada oficina de trabalho com o tema: “Diferença entre Educação Permanente e Educação Continuada”, e utilizada à metodologia pedagógica da problematização. O público alvo foram os trabalhadores de uma ESF, localizada no município de Alto Paraíso, estado de Rondônia. Participaram da oficina sete agentes comunitários de saúde e uma enfermeira. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas individuais semiestruturadas pré e pós oficinas, gravadas e transcritas, e pelo acompanhamento do material produzido pela equipe. A análise de dados foi por meio de analise de conteúdo temática.


Resultados
Na analise dos dados obtivemos as seguintes categorias: (i) EP aprendizado formal e inútil X aprendizado no trabalho pelo questionamento que transforma a realidade; (ii) EP transmissão do saber = EC X processo de aprendizagem no trabalho programado ou não, multi e interdisciplinar; (iii) EP = Estagnação profissional X processo interrupto de aprendizagem no trabalho pela permuta do saber; (iv) EP = educação em saúde preventiva X processo conjunto, dialógico de aprendizagem pautado na problematização da realidade para a sua transformação, com participação social; (v) desconhecimento X planejamento, objetivo e trabalho conjunto cotidianamente promovendo melhoria do cuidado e do SUS.


Conclusões/Considerações
A oficina de EP realizada no território de atuação da equipe de ESF mostrou-se capaz de empoderar os trabalhadores para transformarem a realidade através do questionamento contextualizado do status quo, e a construção coletiva do saber levando ao planejamento e a objetivos conjuntos, possibilitando a qualificação do cuidado em saúde e do SUS no nível local.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360