27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13m - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 13 |
21655 - PET GRADUASUS EM PORTO ALEGRE - TRANSFORMAÇÃO NA FORMAÇÃO PARA O SUS DAILA ALENA RAENCK - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE, MÍRIAM DIAS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, RICARDO KUCHENBECKER - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, CRISTIANE MACHADO MENGATTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, CARMEN LUCIA MOTTIN DURO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Período de Realização O período de realização da experiência foi de maio de 2016 a abril 2018.
Objeto da Experiência A proposta foi criar ações capazes de mudar a formação na área da Saúde pensando em profissionais qualificados para o SUS.
Objetivos Promover melhorias nas práticas educativas em saúde e nas condições de ensino aprendizagem nos cenários de práticas no território de atuação da UFRGS. Prevendo a articulação de ações e intervenções em educação que mobilizem os diferentes atores do processo.
Metodologia Realização de Rodas de conversa nos territórios para identificar as dificuldades que impactaram na formação; estudo de rastreamento referente as disciplinas dos cursos envolvidos no PET- Saúde; a quantificação dos alunos em campos nos serviços; realização de oficinas de Simuladores Realísticos de Tecnologia Leve Oficina de Gerenciamento de Atitudes para o Cuidado em Saúde; levantamento qualitativo dos planos de ensino e Conteúdos Programáticos das disciplinas dos cursos envolvidos no PET.
Resultados Foram observadas as dificuldades que impactam na formação tanto vinculadas a instituição de ensino como aos cenários de prática. Foram constadas as seguintes questões: falta de qualificação dos preceptores, integração campo de prática e instituição de ensino fragilizada, desorganização e falta de planejamento dos campos de prática, necessidade de mobilização controle social para a temática ensino-serviço, planos de ensino e conteúdos programáticos distantes das realidades dos serviços de saúde.
Análise Crítica Esse projeto chega como um desafio no que se refere a integração ensino-serviço. Despertou nos participantes o desejo de intervir de fato na formação para o SUS. Na busca por uma formação que possibilite entender, vivenciar e transformar a prática profissional futura. Capaz de agregar junto aos conhecimentos a valorização do SUS e do usuário, a importância da humanização, da integralidade, dos projetos terapêuticos singulares e do trabalho interprofissional.
Conclusões e/ou Recomendações Através dessa experiência foi possível disparar reflexões e diálogos. Percebe- se o PET-Saúde Graduasus uma oportunidade para que os diferentes atores reflitam sobre as suas responsabilidades e potencialidades para propor uma formação diferente. Após o levantamento de dados ficou claro para todos os nós críticos e as partes do processo que necessitam de intervenção e as possibilidades de ações para mudar essas realidades.
|