27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13l - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 12 |
25919 - A FORMAÇÃO DE PRECEPTORES NO MESTRADO PROFISSIONAL DE ENSINO NA SAÚDE: POSSIBILIDADES E DESAFIOS DA ABORDAGEM SOCIOCLÍNICA INSTITUCIONAL ANA CLEMENTINA VIEIRA DE ALMEIDA - UFF, LUCIA CARDOSO MOURÃO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA UFF, MARCOS PAULO FONSECA CORVINO - INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA UFF, GILLES MONCEAU - UNIVERSITÉ CERGY PONTOISE- PARIS, CLAUDIA MARA DE MELO TAVARES - UFF
Período de Realização Desde 2015 até os dias atuais.
Objeto da Experiência
A formação stricto sensu dos profissionais de saúde utilizando os pressupostos do referencial teórico metodológico da socioclinica institucional.
Objetivos Analisar a aplicação da abordagem socioclínica institucional na produção de conhecimento sobre a prática educativa dos profissionais de saúde;
Relatar as possibilidades e desafios desta metodologia para o repensar sobre a formação e a prática, na formação do mestrado profissional de ensino na saúde.
Metodologia A abordagem socioclínica institucional, utilizada em 09 dissertações, observando-se suas oito características, foi desenvolvida a partir de dados coletados em dispositivos como diário do pesquisador, entrevista e intervenções nos cenários de prática. O aluno iniciava o diário ao ingressar no mestrado e desenvolvia os demais dispositivos após aprovação do estudo pelo CEP. Nas intervenções, a formação e a prática em saúde é analisada coletivamente, apoiada pelos conceitos da Análise Institucional.
Resultados O desafio em aplicar esta metodologia em poucos encontros socioclínicos, produziram potencialidades como a continuidade das reuniões pelos pesquisadores e profissionais nos serviços, levando a um contínuo repensar e intervir, em grupo, sobre os problemas nos cenários de prática. A apropriação de um quadro teórico metodológico inovador e a análise das implicações pessoais e profissionais proporcionaram uma ressignificação coletiva do olhar sobre a formação e a prática dos profissionais de saúde.
Análise Crítica Alguns obstáculos que emergiram nessas intervenções como: a dificuldade de apropriação dos mestrandos sobre o arcabouço teórico metodológico da análise institucional e da socioclínica institucional; a relutância de alguns participantes de se integrarem nos debates coletivos e os conflitos entre a normatização acadêmica rígida e a riqueza das situações instituintes que emergem do processo de intervenção, revelam a necessidade de docentes e mestrandos analisarem suas implicações com a pesquisa.
Conclusões e/ou Recomendações Apesar das intervenções de longa duração (um ano ou mais) predominarem, a intervenção breve, pode favorecer a ativação da dinâmica dos cenários em estudo a partir dos debates coletivos sobre os problemas identificados. Esta constante vem sendo observada durante as pesquisas realizadas, o que aponta para a relevância desta metodologia para ampliar o conhecimento sobre os problemas relacionados à formação profissional e à saúde coletiva.
|