27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13l - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 12 |
22030 - A INTERFACE DA INTERSETORALIDADE E INTEGRALIDADE DO PROJETO ¨ILHABELA-CAPITAL DA SAÚDE¨ NA PRÁTICA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO POPULAR ANTONIO CARLOS CARDOSO GALANTE - USP, MARIA ERCÍLIA DE ARAÚJO - USP
Período de Realização O inicio do Projeto foi em fevereiro de 2017 e o seu término aconteceu em dezembro de 2017.
Objeto da Experiência O encontro interdisciplinar e multiprofissional de profissionais de saúde e educação com a comunidade em uma das áreas mais vulneráveis em Ilhabela.
Objetivos A identificação, discussão e a resolução de problemas relacionados com o educar em saúde em determinantes como estrutura física e insuficiência de recursos materiais, desencontros no processo de trabalho e aspectos administrativos e organizacionais dirigidos aos profissionais de saúde e educação.
Metodologia O Projeto promoveu ações seguindo o Projeto Político-Pedagógico com nove etapas, iniciando com a construção do projeto, estabelecimento de parcerias escolares, aprovação da coordenação do Programa de Saúde da Família, sensibilização dos funcionários da escola, execução de atividades de acordo com a demanda da comunidade, divulgação junto aos Secretários de Saúde e Educação e Conselhos Municipais, execução do Diário de Momentos, encerramento do projeto no PSF e escola e divulgação dos resultados.
Resultados O projeto foi aprovado no COMUS do dia 11/10/2017 como projeto de intervenção para profissionais da Saúde do município para o próximo ano, o direcionamento para um projeto de lei municipal relacionado como agente facilitador de práticas intersetoriais está em discussão com o executivo e legislativo. O estabelecimento de vínculos interdisciplinares foi efetivado com a participação e inserção dos profissionais da Saúde no planejamento anual do PPP das escolas de Ilhabela para 2018.
Análise Crítica Apesar do projeto se basear no Programa de Saúde na Escola (PSE) em seus princípios doutrinários, principalmente em objetivos da promoção, prevenção e atenção a saúde coletiva, não se propôs o modelo organizacional do PSE em práticas assistencialistas. O projeto inseriu 17 profissionais da saúde no ambiente escolar no direcionamento horizontal das demandas colocadas em reuniões de pais e de professores na escola, com os apontamentos e construção de como o processo saúde-doença é efetivado.
Conclusões e/ou Recomendações Os atores sociais da Saúde que anteriormente não conduziam atividades educativas são questionados pela gestão na construção do processo de trabalho do SUS em práticas colaborativas, a indicação como projeto de intervenção indica a melhoria na qualidade de vida da comunidade nas interfaces da Educação Popular em Saúde e a produção educativa em múltiplos aspectos começa a ser interpretada como um conjunto de competências dos profissionais de saúde.
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