26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13k - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 11 |
28054 - A PRÁTICA NA COMUNIDADE E O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE: FORMAÇÃO COMPARTILHADA LAÍS ALVES DE SOUZA - UFMS, ADRIANE PIRES BATISTON - UFMS, ARTHUR ALMEIDA MEDEIROS - UFMS, FERNANDO PIERETTE FERRARI - UFMS
Período de Realização Duas disciplinas do terceiro e quinto semestre de fisioterapia, entre março e julho de 2017
Objeto da Experiência Formação com ênfase no desenvolvimento das competências gerais em atividades práticas nas disciplinas da Saúde Coletiva no território da ESF
Objetivos Inserir estudantes nas equipes da ESF, NASF e no convívio com os usuários do SUS, favorecendo a formação de acordo com as necessidades da população; desenvolver competências gerais; proporcionar conhecimento e valorizar o funcionamento do SUS; compartilhar a formação com equipes da ESF e usuários
Metodologia Foram desenvolvidas atividades em equipes heterogêneas de cinco estudantes, em território de unidade da ESF, com estagiários em supervisão docente direta. Através do planejamento compartilhado com docentes e equipes, conheceram o território e fizeram visitas domiciliares registrando as principais queixas. Os grupos selecionaram uma família para acompanhamento no período em que durou a disciplina, desenvolvendo projetos terapêuticos em conjunto com as equipes, NASF e estagiários
Resultados A disciplina foi avaliada através de dois instrumentos: um contendo questões fechadas e outro, questões abertas. O instrumento contendo as questões abertas foi selecionado para essa apresentação, pois observamos que, de modo espontâneo, os estudantes ressaltaram quase exclusivamente as competências gerais e o convívio com o os usuários do território, responsabilizando-os pelas mudanças que reconheceram em sua prática profissional
Análise Crítica Dentre as respostas às questões abertas foram valorizados o desenvolvimento da comunicação e do vínculo, surpresa pelo compartilhamento dos problemas de saúde e dificuldades do território, o desenvolvimento de confiança mútua para o planejamento das ações terapêuticas, desenvolvimento da escuta qualificada, da ampliação da clínica, da capacidade de aprender sobre o convívio com a doença crônica, através dos relatos e exemplos, além da perda da insegurança ao abordar o paciente
Conclusões e/ou Recomendações A avaliação dos estudantes demonstrou o papel importante dos usuários do SUS na formação dos futuros profissionais de saúde. Para os estudantes submetidos a diversos estímulos durante a prática no território da ESF, o contato com os usuários, mesmo quando difícil, foi a principal motivação para o estudo e para o desenvolvimento das competências relacionais
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