26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13k - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 11 |
27665 - GERÊNCIA DE ENSINO E PESQUISA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA. SUED SHEILA SARMENTO - UNIVASF, MICHELLE CHRISTINI ARAÚJO VIEIRA - UNIVASF, AUDIMAR DE SOUSA ALVES - UNIVASF, RICARDO SANTANA DE LIMA - UNIVASF, VENÂNCIO DE SANTANA TAVARES - UNIVASF
Período de Realização O presente relato de experiência compreende o período de abril de 2015 a janeiro de 2018.
Objeto da Experiência Relatar experiência como chefe da unidade de gerenciamento das atividades de graduação e ensino técnico de um hospital universitário.
Objetivos Subsidiar informações que fomentem o planejamento e execução das ações de apoio ao ensino, à pesquisa e inovação e à extensão no HU-Univasf e apoiar experiências positivas na formação de profissionais para o SUS.
Metodologia As atividades foram desenvolvidas pela equipe da gerência de ensino e pesquisa do Dr. Washington Antônio de Barros – HU/UNIVASF. A experiência ocorreu entre abril de 2015 e janeiro de 2018. Incialmente sentiu-se a necessidade da organização dos estágios e aulas práticas da graduação e ensino técnico; realização de momentos de integração entre os alunos; normatização das visitas técnicas e o acompanhamento destas atividades a partir de indicadores.
Resultados Conseguiu-se observar de maneira mais efetiva as atividades de ensino desenvolvidas dentro da instituição, bem como avaliar os pontos críticos que necessitavam de ajustes; pode-se acompanhar quais os gargalos referentes a campos de prática, firmar convênios com outras instituições de ensino públicas e privadas; organizar de forma efetiva a nossa oferta de campos em detrimento da demanda regional.
Análise Crítica O hospital universitário é uma grande sala de aula prática, onde os profissionais de saúde não desempenham apenas suas habilidades profissionais, mas o de docente, transformando o espaço primordialmente da assistência e cura, para um ambiente de ensino/aprendizagem onde todos se articulam e caminham juntos, tendo a melhoria da qualidade da assistência e uma formação profissional de excelência como meta de seus trabalhos. É importante que todos os atores envolvidos tenham ciência de seu papel.
Conclusões e/ou Recomendações Percebe-se a necessidade de uma maior atuação de alguns dos atores envolvidos no processo de ensino aprendizagem nas atividades desenvolvidas, uma ferramenta importante para deixar claro a necessidade de que cada um desempenhe a sua função com excelência é a intensificação dos momentos de integração entre estes atores. Em tempo, também é imprescindível um estreitamento do elo entre a gerencia de ensino e pesquisa e os programas de residência.
|