Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13k - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 11

23911 - SUPERVISÃO E FORMAÇÃO DE EQUIPE TÉCNICA: A POLÍTICA PÚBLICA DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
LÍLIA GUIMARÃES POUGY - UFRJ


Período de Realização
A supervisão obedece a um calendário semestral com periodicidade semanal e duração de três horas, a partir de 2005.


Objeto da Experiência
Supervisão, formação e planejamento da equipe técnica do Centro de Referência de Mulheres da Maré, projeto de extensão da UFRJ.


Objetivos
Formar profissionais com visão crítica das relações de gênero, Direitos Humanos e Políticas Públicas.
Experimentar metodologia de atenção integral à mulher.
Realizar estudos de caso.
Avaliar a intervenção e as condições sócio-institucionais do atendimento no bairro popular.



Metodologia
A compreensão da violência de gênero como fenômeno social, amplia o seu enquadramento como questão individual e desloca o seu entendimento como efeito combinado das dimensões societal e interpessoal. As implicações teóricas e políticas desta orientação requer que a equipe invista na compreensão das questões cotidianas como objeto de reflexão, sem prejuízo do atendimento. A atenção integral a mulher pressupõe a combinação de um conjunto de atividades que ultrapassam o atendimento individual.


Resultados
Os profissionais das equipes apontaram limites e possibilidades do desenvolvimento da proposta interdisciplinar: identidade profissional em atividades multidisciplinares, articulação com as políticas públicas, formação de redes, violência no bairro, tais como tráfico de drogas, operações policiais e intervenção militar, desencontro entre a demanda inicia da mulher e o que é oferecido, diversidade das demandas. A violência tem impacto na saúde daqueles que a experimentam direta e indiretamente.


Análise Crítica
A impotência dos profissionais diante do quadro de desigualdade sociais e violação de direitos precisa ser objeto de trabalho na reflexão do grupo em formação e a supervisão pode contribuir neste movimento.
Trata-se de ultrapassar o plano imediato, da necessária resposta à mulher, e construir rotas de resistência e compreensão da situação de violação, em vista da emancipação. O serviço tem cadastrado cerca de duas mil e quinhentas mulheres. Foram realizados cerca de oito mil atendimentos.



Conclusões e/ou Recomendações
Quatro grandes eixos de preocupação:
Efetivar criticamente a proposta teórico-política do projeto de intervenção; Compreender a violência de gênero como categoria teórica (histórica e analítica); Entender as políticas públicas como instrumentos de efetivação dos direitos humanos e resultado de lutas sociais, apesar dos desmontes e ataques à cidadania brasileira e acompanhar o ensino-aprendizagem da prática multidisciplinar por meio de proposta interdisciplinar.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360