26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13i - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 9 |
26343 - A FORMAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PARA O SUS: UMA EXPERIÊNCIA DA FACULDADE DE ODONTOLOGIA DA UFRJ NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA MIRELLA GIONGO GALVÃO DA SILVA - UFRJ, ALEXANDRE TEIXEIRA TRINO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MARCELO DAU - UNIVERSO CRIATIVO, FERNANDA M. DO VALE MARTINS LOPES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, MARCIA MATTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Período de Realização Esta experiência pedagógica está em desenvolvimento desde março de 2016 até o presente momento.
Objeto da Experiência Fortalecer a construção do perfil crítico e o protagonismo social para a atuação do cirurgião-dentista no campo da saúde coletiva no SUS.
Objetivos Promover a consciência crítica e reflexiva sobre o impacto epidemiológico dos determinantes sociais da saúde e o protagonismo do profissional de saúde nas ações de sustentabilidade socioambiental e cultural nos territórios de atuação das equipes da estratégia de saúde da família da rede SUS.
Metodologia A metodologia tem por objetivo a pedagogia crítica e a educação reflexiva, comprometida com a realidade social . No campo de atuação da estratégia de saúde da família os graduandos fazem contato com o diagnóstico situacional territorial e utilizando-se a ferramenta do Projeto Terapêutico Comunitário (PTC), onde são definidas estratégias de superação dos desafios considerando a integralidade dos sujeitos e os coletivos envolvidos.
Resultados A atuação articulada do Projeto de Extensão Território Comunidade e Saúde com o Requisito Curricular de Saúde permitiu a qualificação de 20 Agentes Comunitárias da para o papel de “preceptores de território”. A sensibilização da cartografia viva de 160 graduandos durante os semestres letivos dos anos 2016 e 2017 permitiu a construção de produtos de educação popular em saúde nos formados vídeo, peças de teatro e jogos para atuação na comunidade alvo do projeto de extensão.
Análise Crítica Formar recursos humanos como protagonistas sociais exige a imersão e vivência de graduandos em territórios vulneráveis sob contextos sociais complexos e muitas vezes sob forte violência social urbana. O Projeto de Extensão Território Comunidade e Saúde vem fortalecendo a sensibilização dos graduandos da disciplina curricular através do vínculo e longitudinalidade do contato, permitindo a produção de ações de educação popular na comunidade envolvida.
Conclusões e/ou Recomendações Observamos a efetividade da proposta nas interfaces de educação para graduandos, profissionais de saúde e ações de extensão, garantindo a visibilidade do papel dos agentes comunitários de saúde e o fortalecimento das ações de educação popular em saúde para a comunidade. A metodologia do Projeto Terapêutico Comunitário permite ações efetivas de qualidade de vida para as populações sob maior vulnerabilidade no território.
|