26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13i - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 9 |
22183 - ESCUTA TERAPEUTICA: NECESSIDADES DE INFORMAÇÕES REFERIDAS POR PESSOAS COM DOENÇA FALCIFORME NA ELABORAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCATIVA RAQUEL DE MARIA CARVALHO OLIVEIRA - UECE, CLARA WIRGINIA DE QUEIROZ MOURA - UFC, ILVANA LIMA VERDE GOMES - UECE, DÉBORA PENA BATISTA E SILVA - UECE, LETÍCIA ALEXANDRE LIMA - UECE, SARAH VIEIRA FIGUEIREDO - UECE, MACEDÔNIA PINTO DOS SANTOS - UECE, DANIELLA BARBOSA CAMPOS - UECE, LÍVIA LOPES CUSTODIO - UECE, FRANCISCO TRINDADE SILVA - UECE
Apresentação/Introdução A doença falciforme é uma condição genética recessiva e hereditária causada pela mutação do gene que produz a hemoglobina A, tendo como resultado a hemoglobina S. Essa alteração causa sintomas e complicações, e a orientação é importante para um tratamento adequado. Com isso, saber o que as pessoas precisam ser orientadas é fundamental para a elaboração de tecnologias de educação para as mesmas.
Objetivos Conhecer as informações relevantes para pessoas com doença falciforme, que sejam necessárias em uma tecnologia de educação.
Metodologia Estudo do tipo exploratório, com abordagem qualitativa, realizado com pessoas que possuem doença falciforme, no período de janeiro de 2018, em um centro de hemotologia e hemoterapia de Fortaleza, no Estado do Ceará. Consistiu em entrevistas semiestruturadas, realizadas com 10 participantes do referido centro, desenvolvidas em um espaço reservado e silencioso. Projeto aprovado no Comitê de Ética da Universidade Estadual do Ceará e todos os aspectos éticos e legais foram seguidos. Após a coleta, os dados foram analisados através da análise de conteúdo de Bardin e foram identificadas as informações que as pessoas acharam relevantes para uma possível construção de uma tecnologia de educação.
Resultados Percebeu-se que a maioria das pessoas com doença falciforme acha importante as informações sobre sintomas, tratamento, complicações e medicações, pois são pontos que devem ser muito bem conhecidos tanto por eles, quanto por quem está ao seu redor e pelos profissionais de saúde. Outra questão relevante refere-se ao surgimento de úlceras nos membros inferiores, uma complicação comum e que para tratá-la e, principalmente, evitá-la, o conhecimento é fundamental. As crises de dor e como diferenciá-las também foi outro ponto relevante para ser incluído na tecnologia educativa.
Conclusões/Considerações Concluiu-se que investigar sobre as informações que as pessoas têm dúvida sobre a doença falciforme é de grande relevância para a possível construção de uma tecnologia de educação, que servem para levar informação tanto para quem possui a doença, quanto para quem cuida, a fim de melhorar a qualidade de vida das mesmas e seu tratamento.
|