26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13h - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 8 |
27667 - EDUCAÇÃO PERMANENTE ITINERANTE: UMA ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA DE DOENÇAS E AGRAVOS NÃO TRANSMISSÍVEIS E PROMOÇÃO DA SAÚDE EM PERNAMBUCO. ISABELA DE LUCENA HERÁCLIO - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO, FLÁVIA KARINA WANDERLEY DOS REIS - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO, MARCELA MARIA NASSAR DE VASCONCELOS - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO, EMMANUELLY CORREIA DE LEMOS - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO, SUZANA LEITE MATOS - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO, ISABELLA MARTINS BARBOSA DA SILVA PAES - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO, ROSIMEIRY SANTOS DE MELO ALMEIDA LINS - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO, SANDRA LUZIA BARBOSA DE SOUZA - SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO
Período de Realização Essa experiência foi realizada no período de março a dezembro de 2017, no estado de Pernambuco (PE)
Objeto da Experiência Educação permanente para atuação das equipes de vigilância e atenção primária à saúde das 12 Gerências Regionais de Saúde (Geres) e municípios.
Objetivos Qualificar as ações de Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde (DANTPS) por meio da educação permanente e monitoramento dos programas: Controle de Tabagismo, Academia da Saúde, Núcleos de Promoção da Saúde e Vigilância de Violências e Acidentes de Transporte Terrestre.
Metodologia Realizaram-se Encontros de Fortalecimento, Qualificação e Monitoramento (EFQM) das ações de Vigilância de DANTPS, por meio de metodologias ativas e técnicas de problematização, no formato de construção coletiva, visando a interlocução do conteúdo trabalhado com as práticas vivenciadas. Os EFQM ocorreram por Macrorregiões de Saúde do estado, nos meses de março, julho e dezembro. Foram contemplados os profissionais das 12 Geres e dos municípios envolvidos nos programas de Vigilância de DANTPS.
Resultados Realizaram-se 12 EFQM, com 734 participantes, em três etapas Macrorregionais, onde foram abordados como temas: os princípios da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS); a interlocução entre os princípios da PNPS e os planos de ação de Vigilância de DANTPS elaborados pelos municípios; e, como resultado do processo educativo, o desenvolvimento de Experiências Exitosas em Vigilância de DANTPS, totalizando 57 experiências apresentadas pelos municípios e Geres, respectivamente.
Análise Crítica A estratégia viabilizou o fortalecimento e integração das equipes estaduais (nível central e Geres) e municipais, a partir do planejamento e execução dos encontros de forma compartilhada, das discussões do processo de trabalho, da construção de novas perspectivas de atuação profissional (ênfase na intercessão teórico-prática e no território) e da troca de experiências. Porém, é preciso orientar as ações para superação das práticas assistenciais em detrimento as de promoção da saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Os EFQM qualificaram, nas 12 Geres e nos municípios participantes, o planejamento e execução das ações referentes aos programas de vigilância de DANTPS em Pernambuco, por meio da incorporação dos princípios da PNPS. A estratégia proposta revelou-se capaz de promover reflexão e mudança do processo de trabalho das equipes envolvidas, indicando a importância de continuidade.
|