26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13h - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 8 |
22199 - A FORMAÇÃO PARA O SUS: INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO EM PORTO ALEGRE FERNANDA VAZ DORNELES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE, DAILA ALENA RAENCK DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE, KAREN OLIVEIRA FURLANETTO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE, VIOLETA RODRIGUES AGUAIR - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE, MARIANA TEJADA DE BARROS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, ISIS ALEIXO BARONE ESQUIÇATI - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL, ALESSANDRA MENDEZ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
Período de Realização O período de realização da experiência foi de setembro de 2015 a 2018.
Objeto da Experiência Instituir em um dos distritos docentes assistências da UFRGS um espaço de diálogo para integrar a instituição de ensino, o campo de prática e a gestão.
Objetivos Reunir os docentes, discentes e profissionais de saúde envolvidos com as ações de ensino serviço. Buscando apresentar os campos de prática e promover o debate sobre as fragilidades e potencialidades da formação para o SUS no território.
Metodologia Foi instituído no território do Distrito Centro de Saúde de Porto Alegre um espaço chamado de Familiarização. Ocorre semestralmente e consiste em apresentar a cada edição campos pré-selecionados para os envolvidos no processo de ensino-serviço. A estratégia iniciou nesse território no segundo semestre de 2015, estão presentes alunos de graduação e residência, professores, tutores, supervisores de campo e preceptores. A sua organização é incentivada e organizada pela gestão do distrito.
Resultados O evento está entrando na sexta edição. Iniciou de forma mais simples e segue com ideias mais ambiciosas para um maior aproveitamento do espaço. A cada ano observa-se o aumento do número de participantes. Suas ocorrências são bem aceitas pelos diferentes atores e surge como um momento de esclarecimento, diálogo, reflexão e debate. O disparador para isso são as apresentações dos campos de prática eleitos pela gestão e então, a medida que surgem as fragilidades essas são trabalhadas pelo grupo.
Análise Crítica A cada encontro percebe-se as dificuldades na integração ensino-serviço. Entre as principais estão as seguintes: o distanciamento da instituição de ensino dos campos de prática, as limitações da preceptoria, o desconhecimento dos alunos sobre o SUS, a dificuldade de acolhimento das equipes. Frente a isso foi despertado na gestão do distrito, o desejo de intervir e criar encaminhamentos capazes de modificar as realidades citadas, mesmo entendo se tratar de um processo lento e coletivo.
Conclusões e/ou Recomendações A estratégia oportunizou aprofundar o debate. Auxiliando os ingressantes a conhecerem seus campos de prática e provocando nos profissionais de saúde a reflexão da necessidade de serviços e equipes mais disponíveis. Responsabilizou a gestão do distrito e a apresenta boas perspectivas de modificar esse cenário. Oportunizando de fato a integração ensino-serviço desejada promotora de uma verdadeira formação em saúde para o SUS.
|