Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13g - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 7

26118 - A FORMAÇÃO EM SAÚDE COLETIVA SOB O OLHAR DE NOVOS SANITARISTAS
JUSSARA LISBOA VIANA - USP, ELIZABETHE CRISTINA FAGUNDES DE SOUZA - UFRN


Apresentação/Introdução
Os Cursos de Graduação em Saúde Coletiva (CGSC) no Brasil surgem da necessidade de profissionais qualificados em Saúde Coletiva para atuar, especialmente, no Sistema Único de Saúde. A partir de 2008, com o incentivo do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais do Ministério da Educação, houve expansão desses Cursos.


Objetivos
Identificar as potencialidades e fragilidades da formação graduada em Saúde Coletiva que influenciam na atuação profissional dos egressos formados pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no período de 2012 e 2014.


Metodologia
Os resultados apresentados neste resumo fazem parte da dissertação intitulada “Sou Bacharel em Saúde Coletiva, e agora? Sobre quando novos sanitaristas entram no mundo do trabalho”. A produção dos dados ocorreu a partir de sessão de Grupo Focal e de entrevista individual. Os relatos extraídos dos egressos que trabalham na área de formação do CGSC foram sistematizados pela técnica de análise de conteúdo temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob registro CAAE 49972815.20000.5292.


Resultados
A discussão focou sobre conhecimentos e habilidades durante a formação e sobre as oportunidades extracurriculares. As potencialidades foram categorizadas em: a) orientação da formação (ex. gestão participativa); b) núcleos de conhecimentos (ex. gestão em saúde); c) vivências práticas (ex. organização do Estágio Curricular a partir de 2013); d) espaços extracurriculares (ex. Movimento Estudantil). As fragilidades sobre a formação foram categorizadas em: a) conteúdos/disciplinas (ex. fundamentos biológicos); b) vivências práticas (ex. organização do Estágio Curricular em 2012); c) estratégias pedagógicas (ex. interdisciplinaridade); d) infraestrutura do curso no período de 2009 e 2012.


Conclusões/Considerações
Os resultados demonstram que cada discente teve formação singular produzida em suas experiências nos espaços extracurriculares, no campo de Estágio Curricular e na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Os relatos sugerem que o CGSC aprimore o ensino na subárea de Ciências Sociais e Humanas em Saúde e que oportunize outros espaços, para além dos estágios curriculares, que incentivem a relação ensino-serviço desde o início da graduação.

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