Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13g - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 7

23382 - FORMAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE
PATRICIA MELO BEZERRA - FMABC


Apresentação/Introdução
As Práticas Integrativas e Complementares (PIC) integradas ao Sistema Único de Saúde podem contribuir, e muito, para a Promoção da Saúde. Estudos realizados em 2010 identificaram que as PIC não foram entendidas como ações fáceis a serem realizadas e os principais motivos foram a falta de formação e qualificação compatíveis com o atendimento de práticas não convencionais.


Objetivos
Identificar quais técnicas de ensino estão sendo empregadas em planos de aula sobre Promoção da Saúde no Curso de Graduação em Enfermagem e propor abordagens de ensino que se aproxime da temática.


Metodologia
Foi realizada uma análise de conteúdo de planos de aulas para o Curso de Graduação em Enfermagem disponíveis na internet em janeiro de 2018. Foi utilizado o termo, “planos de aula”, e os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS): enfermagem e “promoção da saúde”, além do operador booleano “E” para busca no site do Google. Excluídos os planos de aula para pós-graduação em enfermagem ou para cursos técnicos em enfermagem e planos de aulas anteriores ao ano de 2010. Após planilhar as informações sobre ano, ano do curso, disciplina e método ou técnica de ensino, realizado a análise depois de leituras críticas e o uso da ferramenta Tagcrowd para visualizar nuvens de palavras.


Resultados
Um total de 107 resultados foram encontrados, três foram excluídos segundo os critérios e quatro foram alvos da análise sendo um plano de aula de 2010 e três planos de 2017 das disciplinas: a) Problemas ambientais e a promoção da saúde e projetos integrador e; b) Promoção da Saúde na Educação Básica as quais foram efetivadas no primeiro ou no segundo ano do Curso de Graduação em Enfermagem. Já as técnicas de ensino foram uma aula expositiva, aula dialogada, técnicas lúdicas e trabalhos em equipe. Assim as técnicas de ensino correspondem as necessidades de formação de competências dos Enfermeiros em Promoção da Saúde.


Conclusões/Considerações
Boa parte das abordagens utilizadas são do tipo cognitivas e socioculturais e vai ao encontro de métodos de ensino e aprendizagem proposto por propostos por Jean Peaget e Paulo Freire permitindo que o aluno desenvolva competências interdisciplinares e transdisciplinares a fim de desenvolver ações intersetoriais e sustentáveis em Promoção da Saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360