26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13d - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 4 |
26154 - ADOLESCENTES: O QUE QUEREM SABER SOBRE SEXO? EMANUELLE ANDREA CORRÊA DE AGUIAR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ, MÁRCIA GODINHO GUIMARÃES - UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ, HERNANE GUIMARÃES SANTOS JÚNIOR - UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ
Apresentação/Introdução A adolescência é definida pela OMS e Ministério da Saúde como a segunda década da vida, inicia com as mudanças corporais da puberdade e termina com a iniciação social, profissional e econômica na sociedade adulta. As relações sexuais atualmente são precoces, sendo um grande desafio principalmente no contexto da saúde, considerando que as informações chegam deturpadas e banalizadas aos jovens.
Objetivos Estudar sobre as informações absorvidas sobre sexo e dialogar com os jovens da Pastoral do Menor (PAMEN) Mapiri, sobre a importância de uma vida sexual responsável e saudável.
Metodologia O trabalho consistiu em uma pesquisa-ação, as atividades foram desenvolvidas na Pastoral do Menor– PAMEN/Mapiri, para 25 adolescentes na faixa etária de 12 à 17 anos. Na primeira parte foi aplicado uma dinâmica participativa, na qual os jovens receberam um papel em branco para descrevessem suas dúvidas sobre sexo, para iniciar a discussão e com base nestas informações foram traçadas a melhor estratégia para alcançar os resultados. Na segunda parte, munidos dos questionamentos feitos pelos jovens, foi organizado uma roda de conversa, com a participação de uma equipe de saúde, e foram discutidos temas sobre as dúvidas e curiosidades apresentadas pelos adolescente no primeiro momento.
Resultados Foi observado o envolvimento por parte dos jovens, com perguntas abertas, sugestões e participação integral na atividade. Para os adolescentes envolvidos na atividade o sexo é um dos assuntos que mais desperta a curiosidade, seus comentários e ações são em busca de se igualarem aos adultos. No entanto, foi observado a falta de experiência, da responsabilidade e do significado real de um envolvimento sexual. A gravidez é um dos temas que mais despertam o interesse das meninas. Já os meninos demonstraram muita curiosidade pelo sexo e suas várias formas de realização. No entanto, ambos mostraram que a preocupação com os riscos que o sexo desprotegido pode causar parece ser mais assustador.
Conclusões/Considerações Portanto, é imprescindível que ações como essas, possam chegar ao maior número de jovens para que estes possam ter acesso à informações corretas sobre variados temas e que a metodologia seja adequada para formação desses jovens, por isso é necessário maior atenção das políticas públicas na prevenção dos transtornos de um sexo irresponsável e que compromete o futuro de muitos dos nossos jovens da nossas comunidades.
|