Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13d - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 4

25478 - AVALIAÇÃO DAS ATITUDES COLABORATIVAS ENTRE UM GRUPO DE ESTUDANTES DE FARMÁCIA E MEDICINA NO BRASIL
FERNANDA OLIVEIRA PRADO - UFS, KÉRILIN STANCINE SANTOS ROCHA - UFS, DYEGO CARLOS SOUZA ANACLETO DE ARAÚJO - UFS, LUIZA CORREIA CUNHA - UFS, TATIANE CRISTINA MARQUES - UFS, DIVALDO PEREIRA DE LYRA JUNIOR - UFS


Apresentação/Introdução
Problemas relacionados à farmacoterapia são observados na prática clínica. Otimizar o uso do medicamento pode ser uma estratégia proveniente da colaboração farmacêutico-médico. A colaboração interprofissional está em desenvolvimento pelo mundo e visa melhorar o cuidado à saúde e a resolução de casos. A metodologia de ensino, tradicional ou ativa, pode influenciar o desenvolvimento de atitudes colaborativas


Objetivos
Avaliar atitudes colaborativas entre estudantes de farmácia e medicina e comparar as metodologias de ensino tradicional e ativa.


Metodologia
Foi realizado um estudo descritivo transversal, de setembro a dezembro de 2016. A amostra foi composta por estudantes do primeiro e último ano dos cursos de Farmácia e Medicina de três Instituições de Ensino Superior do estado de Sergipe, sendo uma delas privada e as outras públicas; de ambos os gêneros; que aceitaram participar do projeto. Os estudantes foram escolhidos por conveniência (n=359). Os alunos responderam a “Escala de atitudes sobre colaboração médico-farmacêutico”. Os dados coletados foram tabulados utilizando o software EpiInfoTM (versão 3.5.4). O Comitê de Ética em Pesquisas Envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de Sergipe (62433616.8.0000.5546) aprovou a pesquisa.


Resultados
A amostra foi composta por 359 alunos. Desses, 207 eram do curso de Farmácia (57,66%) e 152 do curso de Medicina (42,34%). 256 eram alunos da metodologia tradicional de ensino (71,31%), enquanto 103 eram alunos da metodologia ativa de ensino (28,69%). Alunos de Farmácia demonstraram mais atitudes colaborativas durante a graduação (primeiro ano = 57.11 ± 4.84; último ano=58.16 ± 4.84; p=0.129) que alunos de Medicina (primeiro ano = 52,27 ± 6.01; último an =49,84 ± 6.88; p=0.033). Os alunos de Medicina do último ano demonstraram menos atitudes colaborativas que os do primeiro ano. Não houve diferença estatisticamente significante ao comparar as metodologias tradicional e ativa de ensino.


Conclusões/Considerações
Os alunos de farmácia mostraram-se mais propensos a demonstrar atitudes colaborativas que os alunos de medicina, os quais, ao longo da graduação tendem a perder tal propensão. As diferentes metodologias de ensino abordadas não influenciaram nos resultados deste estudo.

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