26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13d - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 4 |
22444 - EDUCAÇÃO PERMANENTE, UMA NOÇÃO HÍBRIDA: ELEMENTOS PARA O DEBATE NA SAÚDE COLETIVA ELENIR SALETE FROZZA SALVI - UNOESC, LUIZA HELENA DALPIAZ - UNOESC
Apresentação/Introdução Nessa comunicação socializamos resultados parciais de pesquisa sobre educação permanente e formação profissional na enfermagem. O problema investigado refere-se à relação entre educação escolar e educação não escolar, no contexto de políticas públicas de saúde coletiva. Esse problema emerge da problematização de práticas singulares de intervenção e formação profissional de uma enfermeira.
Objetivos Apresentar indícios que evidenciam uma das hipóteses com a qual trabalhamos, ou seja, a noção de educação permanente é fruto de um percurso sócio- histórico multirreferencial cuja perspectiva é a educação como um processo vital ao longo da vida.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa temática exploratória, de natureza qualitativa. A coleta de dados contempla duas modalidades metodológicas complementares: pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Para a sistematização e análise de dados estamos trabalhando com pressupostos da análise de conteúdo. Na prática da escrita abordamos a tensão entre escrita profissional (resumida e factual) e escrita acadêmica (problematizadora e analítica). O trabalho aqui apresentado é parte de uma dissertação de mestrado em educação, em elaboração. Esse trabalho se situa no contexto de uma equipe de pesquisa interdisciplinar e interinstitucional, constituída a partir do tema: educação não escolar e cidadania.
Resultados O termo educação permanente como política educativa internacional surge em documentos da Unesco, no período do pós-guerra. No Brasil, a educação permanente como política pública foi instituída no início dos anos 2000, sendo referência sobre o tema, a referida política nacional na área da saúde. A noção de educação permanente, considerada como um processo vital ao longo da vida, ou se associa, ou se superpõe ou se confunde, com outros termos próximos, os quais emergem de distintos espaços sociais, em diversos contextos culturais e políticos: educação informal, educação integral, educação continuada, educação de adultos, educação popular, educação social.
Conclusões/Considerações A pesquisa evidencia que a noção de educação permanente é fruto de um percurso híbrido, constituído pelo tensionamento entre visões de mundo distintas, formando um leque diversificado de possibilidades que se (entre)cruzam e se (re)compõem entre dois extremos, da tradição humanista e crítica à raiz pragmática e conservadora. Tais constatações contribuem para complexificar a análise de práticas e de políticas de educação permanente.
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