Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13d - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 4

21274 - DEIXEM OS CORPOS LIVRES! REFLEXÕES EM ESPINOSA ACERCA DE COLETIVOS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE
ELUANA BORGES LEITÃO DE FIGUEIREDO - UFF/UNISUAM, ANA LÚCIA ABRAHÃO - UFF


Apresentação/Introdução
O vínculo existente entre a filosofia de Espinosa e a produção de coletivos na saúde é uma demonstração da relação entre potência do encontro e poder de afetação. O encontro de que trata o estudo é aquele que produz marcas, que é transito do vivo. Todo ser vivo produz encontros, é no movimento da vida que eles acontecem, pulsam, gritam, suplicam por afetos e por novas re-existências.


Objetivos
Apresentar resultado de pesquisa cientifica de doutorado em ciências do cuidado em saúde da escola de enfermagem da UFF realizado a partir da experimentação de coletivos de educação permanente em um município do interior do estado do Rio de Janeiro.


Metodologia
Trata-se de um ensaio que visou compreender e cartografar a produção de encontros em um coletivo de educação permanente em saúde. O estudo baseou-se pela filosofia do filósofo Baruch Espinosa. A metodologia utilizada na presente reflexão se propôs a fluir no ‘entre’ corpos, no ‘entre’ encontros por meio de uma ética que acolhe traços desviantes, livres e menores como potências para a produção de conhecimentos em saúde. Portanto, pode ser considerado como um modo nômade, ético e político de se produzir pesquisa cujo plano de consistência é provisório, rizomático e efeito das forças, das intensidades e dos afetos produzidos no campo de pesquisa


Resultados
A filosofia Espinosana remontou caminhos possíveis na produção de conhecimentos para o cuidado em saúde em que a rede de relações afetivas que se estabelecem na educação se entrelaçam em um processo aberto de determinação de devires. A experimentação foi marcada por conceitos de multidão, composição, afecção, corpo e potência deslocando a educação na saúde da presença asséptica dos corpos (anatômicos) passando a produzir um corpo em multiplicidade. Assim, a relação Espinosa-Saúde denuncia a ideia de que é do interior da servidão dos corpos que se constrói a liberdade humana. Não. Não é. É necessário deixar os corpos livres! Deixar o corpo ser transito do vivo.


Conclusões/Considerações
O aprendizado não é algo que é fora de nós, sobretudo, se da na relação com o mundo, criando formas de vidas mais livres. É necessário deixar passar um afeto que ‘violente o pensamento pronto, que modifique o corpo e que o force agir, cuidar e afirmar a vida, qualquer vida. Assim, concluo com a questão: como deslizar por entre as formas totalizantes da educação no campo da saúde, nos aproximando cada vez mais da natureza imanente de nós mesmos?

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360