26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13b - Diálogos sobre Educação e Formação em Saúde 2 |
28387 - MINIENCONTRO REGIONAL DOS ESTUDANTES DE MEDICINA: UMA EXPERIENCIA ACERCA DO DEBATE EM SAÚDE MATHEUS GAMA SANTOS - DENEM, DJERLLY MARQUES ARAÚJO DA SILVA - DENEM, EMERSON ALVES DE PAULA - DENEM, MARIA ISABEL ASSIS VIASSUS - DENEM, DOUGLAS VINICIUS REIS PEREIRA - DENEM, ANA HELENA ALVES REIS SILVA - DENEM, GUSTAVO DI LORENZO VILLAS BOAS - DENEM, JOÃO VITOR BARBOSA DE RESENDE - DENEM, CANDIDA DRIEMEYER - DENEM, ANDRÉ FERREIRA DE ABREU JUNIOR - DENEM
Período de Realização Durante o ano de 2017
Objeto da Experiência Encontros realizados pela Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina em parceria com diversos Diretórios Acadêmicos de medicina do Brasil.
Objetivos Trazer a tona o debate sobre educação e saúde com diversos estudantes com o intuito de coloca-los em contato com temas relevantes no contexto da saúde publica brasileira bem como o papel dos estudantes frente a esse cenário e a luta por uma saúde de qualidade e em defesa do SUS.
Metodologia Os Mini EREMs aconteceram em diversas escolas medicas, tendo como princípio espaços de discussão horizontais nos quais pudéssemos construir conhecimento acerca de diversos temas, esse evento se caracterizou pelos debates em rodas de conversa entre estudantes e profissionais com duração de 1 com cerca de 30 estudantes por evento. Dentre os temas abordados estavam as políticas públicas da saúde, determinação social do processo saúde-doença, reforma psiquiátrica, atenção primaria e muitos outros.
Resultados Como principal resultado tivemos a promoção do contato de estudantes com diversos temas relevantes a sua formação aos quais, em sua maioria, não haviam tido acesso ou oportunidade debater de maneira mais profunda. Além disso foi notável o interesse em continuar discutindo esses temas e em se responsabilizar e se organizar em torno das lutas necessárias no campo da saúde. Assim esses eventos se mostraram fundamentais para fortalecer o movimento estudantil na luta pelo direito a saúde.
Análise Crítica Foi perceptível que muitos estudantes nunca haviam entrado em contato com temas de extrema relevância como determinação social do processo saúde doença ou politicas publicas da saúde, isso mostra o quanto ainda precisamos avançar no trabalho de base dentro dos movimentos sociais e estudantil, bem como precisamos transformar os currículos e estrutura da universidade. Também foi perceptível a falta de conhecimento - e até a repulsa - pelo SUS que muitos tinham antes de participar do evento.
Conclusões e/ou Recomendações Podemos concluir que a estratégia de discussões locais, horizontalizadas e com protagonismo dos estudantes é capaz de aproximar e desmistificar diversos temas, assim essa deve ser uma prática continua e deve receber apoio dos diversos setores que debatem e lutam na área da saúde coletiva.
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