26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13a - Educação e Formação em Saúde 1 |
28732 - FORMAÇÃO DE AGENTES DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DO CONTROLE DAS ZOONOSES E ENDEMIAS TRANSMITIDAS POR VETORES ALEXANDRO IRIS LEITE - UFERSA
Período de Realização Março de 2016 até os dias atuais.
Objeto da Experiência Formar Agentes Comunitários de Saúde na perspectiva do controle das zoonoses e endemias transmitidas por vetores no Oeste Potiguar.
Objetivos Relatar a experiência da formação de Agentes Comunitários de Saúde na área de relevantes temas sobre zoonoses e endemias transmitidas por vetores, através da parceria Extensão Universitária e prefeituras do Semiárido, no Rio Grande do Norte.
Metodologia A experiência é resultado da parceria de docente e discentes da Residência em área Profissional da Saúde – Medicina Veterinária da UFERSA, com municípios do Oeste Potiguar. Seminários de Formação foram realizados, com duração de 16 horas, para os Agentes Comunitários de Saúde com temática de zoonoses e endemias transmitidas por vetores: Raiva, Leishmanioses, Arboviroses, Leptospirose, Doença de Chagas, Toxoplasmose, complexo Teníase/Cisticercose e acidentes por Animais Peçonhentos.
Resultados Foram trabalhados quatro municípios do Oeste Potiguar (Areia Branca, Serra do Mel, Porto do Mangue e Grossos), totalizando 124 Agentes Comunitários de Saúde participantes. Os temas foram bem explorados e trabalhados com significativa interação, demonstrando a importância, assim como a carência prévia de informações acerca das zoonoses e endemias transmitidas por vetores. Os seminários foram avaliados positivamente e serviram para a sensibilização dos profissionais enquanto protagonistas do SUS.
Análise Crítica A extensão representa um importante papel social das universidades brasileiras, viabilizando uma relação transformadora entre academia e sociedade, possibilitando processos de ensino-aprendizagem a partir de práticas que confrontam a teoria com o mundo real de necessidades e desejos. Neste sentido, os seminários têm contribuindo para a formação dos Agentes Comunitários de Saúde e, por conseguinte, para a promoção da saúde pública, na prevenção das doenças comuns entre os animais e o homem.
Conclusões e/ou Recomendações Percebeu-se que houve uma boa receptividade, significativa participação e notória satisfação por parte dos Agentes Comunitários de Saúde, que cobraram a volta do evento em intervalos de tempo. A experiência foi de suma importância para todos os atores envolvidos, enquanto profissionais em construção, por despertar para um pensar crítico e uma consciência coletiva dos problemas de saúde, articulados ao contexto social.
|