Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO13a - Educação e Formação em Saúde 1

28732 - FORMAÇÃO DE AGENTES DE SAÚDE NA PERSPECTIVA DO CONTROLE DAS ZOONOSES E ENDEMIAS TRANSMITIDAS POR VETORES
ALEXANDRO IRIS LEITE - UFERSA


Período de Realização
Março de 2016 até os dias atuais.


Objeto da Experiência
Formar Agentes Comunitários de Saúde na perspectiva do controle das zoonoses e endemias transmitidas por vetores no Oeste Potiguar.


Objetivos
Relatar a experiência da formação de Agentes Comunitários de Saúde na área de relevantes temas sobre zoonoses e endemias transmitidas por vetores, através da parceria Extensão Universitária e prefeituras do Semiárido, no Rio Grande do Norte.


Metodologia
A experiência é resultado da parceria de docente e discentes da Residência em área Profissional da Saúde – Medicina Veterinária da UFERSA, com municípios do Oeste Potiguar. Seminários de Formação foram realizados, com duração de 16 horas, para os Agentes Comunitários de Saúde com temática de zoonoses e endemias transmitidas por vetores: Raiva, Leishmanioses, Arboviroses, Leptospirose, Doença de Chagas, Toxoplasmose, complexo Teníase/Cisticercose e acidentes por Animais Peçonhentos.


Resultados
Foram trabalhados quatro municípios do Oeste Potiguar (Areia Branca, Serra do Mel, Porto do Mangue e Grossos), totalizando 124 Agentes Comunitários de Saúde participantes. Os temas foram bem explorados e trabalhados com significativa interação, demonstrando a importância, assim como a carência prévia de informações acerca das zoonoses e endemias transmitidas por vetores. Os seminários foram avaliados positivamente e serviram para a sensibilização dos profissionais enquanto protagonistas do SUS.


Análise Crítica
A extensão representa um importante papel social das universidades brasileiras, viabilizando uma relação transformadora entre academia e sociedade, possibilitando processos de ensino-aprendizagem a partir de práticas que confrontam a teoria com o mundo real de necessidades e desejos. Neste sentido, os seminários têm contribuindo para a formação dos Agentes Comunitários de Saúde e, por conseguinte, para a promoção da saúde pública, na prevenção das doenças comuns entre os animais e o homem.


Conclusões e/ou Recomendações
Percebeu-se que houve uma boa receptividade, significativa participação e notória satisfação por parte dos Agentes Comunitários de Saúde, que cobraram a volta do evento em intervalos de tempo. A experiência foi de suma importância para todos os atores envolvidos, enquanto profissionais em construção, por despertar para um pensar crítico e uma consciência coletiva dos problemas de saúde, articulados ao contexto social.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360