26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO13a - Educação e Formação em Saúde 1 |
26257 - FORMAÇÃO DE GRUPO DE CUIDADOS FARMACÊUTICOS DURANTE ESTÁGIO DE ATENDIMENTO À COMUNIDADE ADRIANA AMORIM DE FARIAS LEAL - UNIFACISA, MARISA TORRES DE MOURA AGRA - UNIFACISA, ALYNE DA SILVA PORTELA - UNIFACISA, RÔMULO MOREIRA DOS SANTOS - UNIFACISA, ROSSANA PAULA BATISTA WERNER - UNIFACISA
Período de Realização Realizou-se de agosto a novembro de 2017, durante o estágio de atendimento à comunidade.
Objeto da Experiência Formação do Grupo de Cuidados Farmacêuticos em unidades básicas de saúde do município de Campina Grande-PB.
Objetivos Orientar os estudantes de farmácia a organizar e acompanhar um grupo de cuidados farmacêuticos com pacientes atendidos pela atenção básica de saúde, a fim de fornecer informações adequadas e seguras sobre uso racional de medicamentos.
Metodologia Durante a realização do estágio supervisionado I, de atendimento à comunidade, do curso de Farmácia da UNIFACISA, os estudantes foram orientados a organizar um grupo de pacientes para dispensar cuidados farmacêuticos, acompanhando esse grupo uma vez por semana, sempre nas segundas-feiras de manhã, promovendo atividades de educação em saúde, utilizando diversos meios tais como dramatização, dança, música, palestras, rodas de conversa, terapia comunitária, oficina de plantas medicinais, etc.
Resultados Os estudantes puderam partilhar com os usuários diversos temas da Saúde Coletiva e do uso racional de medicamentos, tais como descarte correto e armazenamento domiciliar de medicamentos, uso de plantas medicinais e fitoterápicos, diferenças entre medicamentos genérico, similar e de referência, etc. Por meio de encontros dinâmicos, os usuários também puderam tirar suas dúvidas sobre sua farmacoterapia, bem como sobre seus problemas de saúde de forma geral.
Análise Crítica A partir da condução do grupo, os estudantes foram responsabilizados pela saúde de cada usuário e, dentro do contexto da Saúde Coletiva, puderam desenvolver as habilidades de liderança, de acolhimento integral e de escuta ativa e as atitudes de humanização, de educação em saúde direcionada a problemas reais e da gestão da condição de saúde. Da mesma forma, os usuários que participaram ativamente do grupo foram incentivados a promover sua saúde.
Conclusões e/ou Recomendações A formação do grupo de Cuidados de Farmacêuticos configurou-se como a atividade de maior relevância do primeiro estágio do curso de farmácia, proporcionando aos estudantes dispor à população os conhecimentos adquiridos nos 4 primeiros semestre da formação, adequando-os à realidade de saúde local. A partir da avaliação positiva dos estudantes e da comunidade é importante dar continuidade a essa atividade durantes os próximos semestres de estágio.
|