28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC23b - Práticas Integrativas e Complementares em Instituições Assistenciais e Educacionais |
25261 - TERAPIA COMUNITÁRIA INTEGRATIVA (TCI) PROMOVENDO O CUIDADO PELA ESCUTA NO ESPAÇO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT). PATRICIA AUXILIADORA APONTE ARANDA RIBEIRO - UFMT, ANNY ALICE MANIEZZO - UFMT, HANNAH KRYSTTEL DE LIMA BARROSO - UFMT, MARLENE LEITE - SMS, MARTA DE LIMA CASTRO - UFMT, NILVA MARIA FERNANDES DE CAMPOS - SMS, PALOMA BIANCA USTULIN VICTÓRIO - UFMT, PATRÍCIA DOS SANTOS ARRUDA - UFMT
Período de Realização A TCI no campus de Cuiabá/UFMT teve início em maio de 2017 e ocorre 1 vez por semana.
Objeto da Experiência A vivência na TCI consiste em um espaço de partilha das experiências de vida, de forma horizontal, promovendo a escuta ativa dos participantes.
Objetivos Refletir sobre as contribuições da TCI no tratamento e prevenção de agravos em saúde mental e da somatização de fatores comportamentais e psicológicos pessoais, que podem contribuir para a compreensão e autorreflexão do processo saúde-doença de cada um.
Metodologia A roda de TCI ocorre com dinâmicas que levem a descontração e confiança, possui regras simples e baseadas no respeito mútuo para sua condução, com duração média de 1 hora. O início é marcado pelo acolhimento dos participantes e pela ponderação da afirmativa “Quando a boca cala, os órgãos falam, quando a boca fala, os órgãos saram”. Em seguida é realizada a escolha do tema a partir das aflições apresentadas, sua contextualização e problematização, compartilhamento das experiências e encerramento.
Resultados A TCI é promovida pelo Projeto Aconchega, ligado a Pró-reitoria de Assistência Estudantil da UFMT e acontece no Sindicato dos Técnicos Universitários (SINTUF). Dentre os terapeutas, encontram-se estudantes, professores e servidores do município, que já conduziram em torno de 30 rodas de TCI. Conforme o integrante relata o que o incomoda, se gera uma identificação que leva a expressão dos demais, ressignificando uma experiência ao demonstrar a forma como foi superada.
Análise Crítica A TCI permite a manifestação das angústias dos participantes, tendo entre eles estudantes, que moram sozinhos e distantes de suas famílias, o que muitas vezes resulta em abalos emocionais decorrente do isolamento, da insegurança e da sobrecarga de atividades. Assim, se revela como prática que considera a saúde do individuo de forma holística, fruto do ambiente e das experiências vividas por cada um. A TCI demonstra que o cuidado passa pela escuta, respeito e amorosidade.
Conclusões e/ou Recomendações Desta maneira, a TCI caracteriza-se como promotora de saúde mental e agente capaz de estimular a melhoria da qualidade de vida dos participantes, visto que evidencia a individualidade do participante, oferece suporte afetivo e ressalta a importância da construção de um espaço coletivo no qual as pessoas possam expor e refletir acerca do seu cotidiano, sendo capazes de encontrar na superação do outro a sua própria saída.
|