Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC23b - Práticas Integrativas e Complementares em Instituições Assistenciais e Educacionais

22906 - PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS SOBRE A OFERTA DE AURICULOTERAPIA NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE GOIÂNIA
PEDRO HENRIQUE BRITO DA SILVA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS, ELLEN SYNTHIA FERNANDES DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS


Apresentação/Introdução
As pesquisas envolvendo as Práticas Integrativas e Complementares têm sido cada vez mais encorajadas com o intuito de entender como essas práticas não convencionais de cuidado são ofertadas na Atenção Primária à Saúde. Ganham mais relevância ainda a partir da percepção dos profissionais que as utilizam e são importantes para conhecer a realidade desses serviços e subsidiar estratégias de planejamento e gestão.


Objetivos
Este estudo tem como objetivo compreender a percepção dos profissionais de saúde que ofertam auriculoterapia sobre a sua utilização nos serviços de Atenção Primária à Saúde da cidade de Goiânia - Goiás.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, com abordagem qualitativa. Um levantamento prévio indicou a existência de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde ofertavam auriculoterapia. Realizou-se a coleta entre os meses de janeiro a fevereiro de 2018 com profissionais das UBS por meio de entrevista gravada. Essas entrevistas foram previamente agendadas com o profissional, por contato telefônico e posteriormente realizadas nas próprias UBS. As entrevistas foram transcritas em sua totalidade. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo para identificar as categorias temáticas.


Resultados
Identificou-se que cinco profissionais ofertavam auriculoterapia nessas quatro UBS, sendo: dois farmacêuticos, uma enfermeira, uma nutricionista e uma cirurgiã-dentista. Os discursos dos participantes convergiram para duas categorias de análise: a) Vínculo terapeuta-paciente; b) Autonomia do usuário.


Conclusões/Considerações
Acredita-se que a auriculoterapia, considerada uma prática integrativa e complementar, pode proporcionar uma maior aproximação entre os profissionais e usuários, além de propiciar um maior entendimento aos pacientes do seu cuidado em saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360