28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC23b - Práticas Integrativas e Complementares em Instituições Assistenciais e Educacionais |
21892 - AGROECOLOGIA E SAÚDE: A CONSTRUÇÃO DE UM HORTO MEDICINAL COM BASE NA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA, NO CAMPUS DA UFFS DE CHAPECÓ/SC MARIA ENEIDA DE ALMEIDA - UFFS CAMPUS CHAPECÓ, MAÍRA ROSSETTO - UFFS CAMPUS CHAPECÓ, ALEXANDER GARCIA PARKER - UFFS CAMPUS CHAPECÓ, GERALDO CENI COELHO - UFFS CAMPUS CHAPECÓ, ANDRÉ LUIZ RADUNZ - UFFS CAMPUS CHAPECÓ
Período de Realização Início em setembro de 2016 e continua sendo desenvolvido.
Objeto da Experiência Contempla propriedades rurais da região em processo de transição orgânica e agroecológica, tendo como objeto o resgate do conhecimento tradicional da região.
Objetivos Aproximar a universidade dos agricultores familiares e da sociedade urbana, para gerar conhecimento científico e desenvolver saberes e práticas de agroecologia com enfoque em plantas medicinais, considerando conhecimentos da medicina tradicional chinesa, tornando a UFFS referência nessa área.
Metodologia Equipe multidisciplinar dos cursos de agronomia, enfermagem e medicina e organizações da sociedade civil trabalham no cultivo e uso das plantas no horto medicinal. A relação com outras práticas de saúde abre novos saberes relacionados à produção, beneficiamento, formas e indicações das plantas, bem como sobre os processos multidimensionais de sustentabilidade.
Resultados O Programa de Extensão “Práticas Sustentáveis em Agroecologia e Saúde Pública com o uso de Plantas Bioativas” contempla propriedades rurais da região de Chapecó/SC em processo de transição orgânica e agroecológica. Nesse sentido, foram promovidos dias de campo com visitação dos agricultores ao horto de plantas medicinais, com troca de informações e mudas das plantas.
Análise Crítica Reconhece-se que houve uma erosão cultural das práticas tradicionais de cuidados em saúde, as quais permitiram a manutenção da saúde nas comunidades na história da humanidade. Em face da crescente medicalização da sociedade e diante da importância e impacto das doenças degenerativas e envelhecimento da população, as plantas medicinais e a alimentação saudável são reconhecidas como elementos estratégicos para uma retomada da qualidade de vida e para sustentabilidade de uma sociedade saudável.
Conclusões e/ou Recomendações A produção de conhecimento científico acerca das plantas medicinais e dos processos de transição para estratégias mais sustentáveis de agricultura é de relevância crescente.
Pretende-se fomentar junto à comunidade, alternativas produtivas e de uso sustentável dos recursos ambientais, fornecendo informações sobre práticas de cultivo das plantas medicinais, bem como recomendações de uso em práticas integrativas e complementares na atenção básica.
|