27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC23a - Práticas Integrativas e Complementares em Múltiplas Perspectivas I |
26178 - O ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA E A UTILIZAÇÃO NO CLIMATÉRIO/MENOPAUSA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA CRISTIANE ALVES TIBURCIO - UERJ, SANDRA CRISTINA DE SOUZA BORGES SILVA - UERJ
Apresentação/Introdução Vivemos numa sociedade a qual as mulheres obtiveram conquistas mas ainda lutam por direitos, sobretudo à saúde - principalmente na fase de climatério/menopausa. Percebemos que as Práticas Integrativas e Complementares voltadas para elas ainda são bastante restritas, assim como as pesquisas focadas para este público. Dentre as PIC's, a Aromaterapia ainda é um campo pouco explorado no Brasil.
Objetivos Objetivos: identificar e analisar artigos publicados relacionados ao uso do óleo essencial de Lavanda no climatério/menopausa entre 2007 e 2017; descrever as formas de uso, segundo os artigos publicados.
Metodologia Este trabalho foi realizado por meio da revisão integrativa. Como critérios de inclusão, utilizamos artigos científicos publicados a partir de 2007, com os seguintes descritores: Terapias Complementares, Aromaterapia, Menopausa, Climatério. Os critérios de exclusão foram as publicações que não se enquadraram nestes descritores; assim como teses, dissertações e resumos em Anais de Congresso ou em plataformas onde não houve a possibilidade de obter o texto na íntegra. Encontramos 81 artigos com os seguintes descritores: Terapias Complementares, Aromaterapia, Menopausa, Climatério. Destes, incluímos 10 artigos, de acordo com os critérios supracitados.
Resultados Quanto à área de conhecimento; 80% das publicações estão associadas à área de Enfermagem/Obstetrícia (Midwifery); em seguida as áreas de Farmácia/Cosmetologia, com 20% das publicações. Detectamos a predominância de publicações oriundas da Coreia do Sul, com 70%; em seguida do Irã com 30% das publicações. As utilizações mais frequentes do óleo essencial de Lavanda foram associadas à massagem (72,7%) e inalação (30%); sendo que em dois artigos encontramos a utilização simultânea das duas formas. Dividimos em três categorias principais os usos do OE de Lavanda no Climatério/Menopausa: a) Conforto; b) Aspectos psíquicos e comportamentais; c) Parâmetros fisiológicos.
Conclusões/Considerações O OE de Lavanda se mostrou eficaz no alívio de mialgias, dos níveis de ansiedade, estresse, depressão, na melhora de níveis pressóricos, perfil lipídico; diminuição da gordura corporal e abdominal, além da melhora da auto-percepção. Foi apontado como benéfico e estimulado a ser inserido na prática clínica - desde que os profissionais sejam treinados para tal atribuição. Novos estudos precisam ser realizados.
|