27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC23a - Práticas Integrativas e Complementares em Múltiplas Perspectivas I |
25705 - O IMPACTO DAS DORES RELACIONADAS A COLUNA NA QUALIDADE DE VIDA, ANTES E APÓS INTERVENÇÃO COM EMBASAMENTO NA ESCOLA POSTURAL. CRISTIANE DE SOUSA MELO - PREFEITURA MUNICIPAL DE SOROCABA, DIEGO GARCIA DINIZ - PREFEITURA MUNICIPAL DE SOROCABA
Período de Realização O presente trabalho foi executado entre o período dos meses de Março à Abril de 2017.
Objeto da Experiência O trabalhou avaliou o impacto das dores relacionadas a coluna através do nível da dor e da avaliação subjetiva da qualidade de vida.
Objetivos Foi proposta uma intervenção com o objetivo de reduzir as dores e disfunções relacionadas as colunas que podem comprometer a percepção da qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde local, especificamente na Atenção Primária.
Metodologia Foi realizado em duas Unidades de Saúde da Família da Zona Norte, com a participação de 53 usuários. A intervenção foi em forma de grupos composto por 5 encontros, com duração de 1 hora e meia, sendo meia hora de teoria e orientação, uma hora de realização de prática de exercícios. Foi realizado uma anamnese e avaliação postural antes do início da intervenção, aplicação antes e após a escala EVA de nível dor e o questionário o Pentáculo do Bem Estar para avaliação subjetiva da qualidade de vida.
Resultados Sobre o do nível de dor (EVA), na pré intervenção a média era de 6 (moderada), em alguns casos, chegando a 9 e 10 (intensa). Na pós, em ambos os grupos a maior concentração foi abaixo de 4 (leve), chegando a 0 (sem dor) em alguns casos. Houve uma melhora significante na maioria dos componentes do Pentáculo do Bem Estar, dominância de resposta a afirmação 3 (sempre verdadeira no seu dia-a-dia), demonstrando que a maioria dos participantes adotam ou adotaram em suas rotinas hábitos mais saudáveis.
Análise Crítica A intervenção demonstrou-se significativamente efetiva e resolutiva. Desta forma, não há necessidade de encaminhamentos para a atenção secundária para solução de grande parte dos problemas relacionados a coluna, pois geram filas de espera sem previsão de atendimento, na maioria dos casos quando chega na especialidade verifica-se que o problema poderia ter sido resolvido na Atenção Básica. O grande foco é que usuário deve ser protagonista do seu tratamento, realizando as mudanças necessária.
Conclusões e/ou Recomendações A intervenção proposta mostrou-se eficaz, sendo um método de alto impacto e baixo custo, que pode ser aplicado na Atenção Básica, demonstrando resultados satisfatórios para a população e diminuindo significadamente a necessidade de encaminhamentos desses casos para a atenção secundária, assim para melhorar os problemas relacionados a coluna, necessita-se realizar mudanças no estilo de vida, prática de atividade física e cuidados com a postura.
|