27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC23a - Práticas Integrativas e Complementares em Múltiplas Perspectivas I |
21607 - IMPLANTAÇÃO DA AURICULOTERAPIA NO MUNICÍPIO DE BRUSQUE PELO NASF: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA VANESSA KUME - PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUSQUE, DAIANE BOTTAMEDI - UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ - UNIVALI, KAROLINE FAVERO - PREFEITUURA MUNICIPAL DE BRUSQUE, RAFAELA DORIA - PREFEITURA MUNICIPAL DE BRUSQUE
Período de Realização Ocorreu a partir do primeiro semestre de 2017, após formação dos profissionais em auriculoterapia.
Objeto da Experiência Relatar a experiência da implementação da Auriculoterapia na Atenção Básica do município de Brusque em 2017.
Objetivos O objetivo deste artigo é relatar a experiência dos profissionais do NASF na implementação da auriculoterapia na Atenção Básica do município de Brusque e na aplicação da auriculoterapia nos trabalhadores de diferentes setores da saúde da Prefeitura Municipal de Brusque.
Metodologia Após a realização do curso, a prática inicial ocorreu entre os profissionais capacitados, em seguida nos profissionais de diferentes setores da Prefeitura e usuários das UBS. Após avaliação dos profissionais, foram selecionados os indivíduos que apresentaram uma necessidade de complementar o cuidado biomédico e que poderiam ser beneficiados com a auriculoterapia. São realizadas sessões semanais para a reaplicação das sementes. Os pontos variam de acordo com a necessidade do indivíduo.
Resultados A auriculoterapia em Brusque foi implantada na modalidade tipo 1, pois a formação foi realizada pelos profissionais do NASF, sendo os atendimentos de livre demanda. Até o momento os resultados obtidos foram positivos, pois com a oferta da auriculoterapia, ampliou a abrangência e escopo das ações na Atenção Básica. Além disso, os usuários têm aderido melhor ao tratamento e em geral apresentam melhoras dos sintomas relatados inicialmente ao tratamento devido a regulação orgânica corporal.
Análise Crítica A auriculoterapia é uma técnica não invasiva e de baixo custo, com a capacidade de diminuir a medicalização, proporcionando melhor custo beneficio para o Município. Tem se mostrado uma técnica efetiva, com importantes observações acerca dos seus efeitos, sendo em sua maioria positivos. Esses resultados chamam a atenção e mostram a importância da realização deste tratamento, porém deve-se evitar aplicar a técnica isoladamente, sem realizar um tratamento em paralelo.
Conclusões e/ou Recomendações A auriculoterapia foi um passo importante para a ampliação das PICs no município, pois devido sua eficácia a população adquiriu conhecimento dos benefícios obtidos pelas terapias integrativas e complementares ofertadas pelo SUS. Os profissionais foram instigados em aprofundar o conhecimento nesta técnica e buscar novas técnicas para ofertar a população.
|