Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC23a - Práticas Integrativas e Complementares em Múltiplas Perspectivas I

21483 - “PODE O SUBALTERNO FALAR?" OS SENTIDOS DA OFERTA DE LIAN GONG POR AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
JANAÍNA ALVES DA SILVEIRA HALLAIS - UNICAMP, NELSON FILICE DE BARROS - UNICAMP


Apresentação/Introdução
Embora os agentes comunitários de saúde assumam importante liderança na comunidade, como na condução de grupos de Lian Gong,uma prática corporal da Medicina Tradicional Chinesa, seus saberes são produzidos às margens da hegemonia biomédica. Questiona-se sobre a autonomia e a produção de conhecimento deste profissional no seu processo de trabalho perante o discurso dominante, que lhes impõe uma condição subalterna.


Objetivos
Compreender os conhecimentos produzidos pelos ACS a partir de suas experiências com a oferta de Lian Gong nos serviços da Atenção Primária em Saúde de Campinas.




Metodologia
Estudo qualitativo, com a realização de pesquisa etnográfica, desenvolvida com observações participantes, em capacitações realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Campinas e entrevistas com ACS que trabalham com o LG nos serviços de APS em Campinas


Resultados
A observação participante em duas capacitações voltadas para o campo das Práticas Integrativas e Complementares contribuiu para compreender as motivações das ACS para desenvolverem atividades com o LG e as dificuldades enfrentadas para legitima-las junto às equipes multiprofissionais dos serviços, além de permitir identificar relatos sobre a importância do trabalho com grupos de Lian Gong: (Se faz bem pra mim, faz bem pros pacientes também, porque os pacientes são nosso reflexo; Poder fazer uma atividade agradável na unidade é excepcional) e as dificuldades em desenvolver seu trabalho (Vai deixar de fazer função para fazer dancinha; Só faz grupo pra ficar fora do serviço).


Conclusões/Considerações
Apesar de estar implementado em Campinas desde 2002 e incluído na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares desde 2006, verificou-se que o Lian Gong tem baixo grau de institucionalização nos serviços de saúde. Complementarmente, a produção de conhecimentos, autonomia e condição subalterna dos ACS, nos processos de trabalho na atenção primária em saúde (APS), praticamente não foi investigada.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360