28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO23d - Práticas Integrativas e Complementares em Diferentes Cenários de Saúde II |
26844 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE ACERCA DA POLÍTICA NACIONAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES MARIA LILIANE FREITAS MORORÓ - ESP/CE, JEFERSON DE LIMA COSTA - INTA, FRANCISCO REGIS DA SILVA - UECE, ILKA ALCÂNTARA DE ARAÚJO - UFC, LUISA MARIA OLIVEIRA PINTO - SESA, RAFAELLA MARIA MONTEIRO SAMPAIO - UECE, FRANCISCO JOSÉ MAIA PINTO - UECE, GERALDO GONZALEZ TALABERA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MORADA NOVA, CEARÁ
Período de Realização As ações ocorreram no período de agosto a setembro de 2017 no Município de Ipu – Ceará – Brasil.
Objeto da Experiência Educação em Saúde com profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e do nível secundário.
Objetivos Descrever ação de empoderamento acerca da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) para profissionais da APS, NASF e Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).
Metodologia Pactuaram-se encontros semanais sendo que os mesmos ocorreram em cada âmbito de forma separada pelo fato da diversidade da dinâmica de trabalho dos serviços. A ação deu-se em três momentos, fez-se roda de conversa, em seguida aplicou-se questionamentos disparadores acerca da PNPIC e posterior pontuou-se em categorias as fragilidades e desafios da implementação da Política Municipal de Práticas Integrativas e Complementares (PMPIC), construiu-se categorias reflexivas.
Resultados As ações permitiram identificar o mínimo conhecimento acerca das Práticas Integrativas e Complementares (PICs) pelos profissionais, desconhecimento da PNPIC, atendimento assistencialista e fragmentado, resistência ao novo, ausência de Educação Permanente em Saúde (EPS) sobre essa temática configurando-se como fragilidades e os seguintes desafios, promover empoderamento dos profissionais acerca das PICs no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) através da EPS.
Análise Crítica Reflexões sobre as ações realizadas possibilitaram evidenciar a necessidade de aplicar EPS em um encontro com os profissionais dos diversos serviços na busca por ampliar os diálogos, reflexões e melhorar os processos de trabalhos em Redes de Atenção à Saúde (RAS). É relevante ainda inserir os usuários do SUS nesse processo de cuidado e autocuidado fazendo uso das (PICs).
Conclusões e/ou Recomendações AS ações possibilitaram o conhecimento e debate de uma Política intersetorial. Sendo a EPS estratégia para promover qualificação dos profissionais acerca das PICs. Ressalta-se que a necessidade de fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), da Política Nacional de Educação Popular em Saúde (PNEPS) e a inserção das PICs em todos os níveis de atenção das RAS são relevantes na efetivação da PNPIC.
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