Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO23c - Práticas Integrativas e Complementares em Diferentes Cenários de Saúde

29030 - DESENHOS, ENTRAVES E POSSIBILIDADES DA INSERÇÃO DA ALIMENTAÇÃO VIVA NO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
GABRIELLA CARRILHO LINS DE ANDRADE - ENSP/FIOCRUZ, ANGELA ESHER FERNANDES MORITZ - ENSP/FIOCRUZ, MARIA CLAUDIA DA VEIGA SOARES CARVALHO - UFRJ


Apresentação/Introdução
A alimentação viva (AV) se baseia no princípio da vitalidade dos alimentos. A Nutrição Complementar Integrada acolhe a AV como uma “corrente alimentar” e integra o chamado “estilo natural”. O Projeto Terrapia da Ensp/Fiocruz foi o espaço de formação dos profissionais de saúde para a pesquisa. Utilizou-se o referencial das Práticas Integrativas e Complementares, inserido nos serviços de saúde do SUS.




Objetivos
Relatar os desenhos, entraves e possibilidades da inserção da alimentação viva nos serviços de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).


Metodologia
Este trabalho é parte dos resultados da dissertação de mestrado em Saúde Pública: "Quem sabe faz o vivo: a alimentação viva na prática de profissionais de saúde no SUS", da Ensp/Fiocruz. É um estudo exploratório de abordagem qualitativa e natureza básica que busca compreender a inserção da alimentação viva na prática de profissionais de saúde, oriundos do “Projeto Terrapia”, no âmbito do SUS. Os critérios de inclusão foram: ter formação em alimentação viva pelo “Projeto Terrapia” e atuar ou ter atuado como profissional de saúde em um serviço público. Analisou-se com a técnica de análise de conteúdo temática, nove entrevistas em profundidade do tipo semi-estruturadas.



Resultados
Os cenários: Rio de Janeiro/RJ, Campos do Jordão/SP, Capão Bonito/SP, Osasco/SP, Florianópolis/SC e Recife/PE, presente nos três níveis de atenção, maior na atenção básica. Os desenhos: oficinas e grupos, incorporação nas linhas de cuidado, cursos para profissionais de saúde, visitas domiciliares, datas comemorativas, ações externas, etc. Os entraves: culturais, desacreditação do usuário, trabalho normatizado, ausência de apoio institucional, incompreensão pela equipe, inexistência de espaço físico, carência de recursos financeiros. As possibilidades: criatividade, interesse do usuário, autonomia no trabalho, apoio institucional, integração da equipe, espaço físico favorável, suporte financeiro.



Conclusões/Considerações
A AV, integra a Nutrição Complementar Integrada e está presente na prática de profissionais de saúde com formação no “Projeto Terrapia” que têm/ou tiveram atuação nos serviços de saúde. A inserção é heterogênea, constituindo os desenhos do "vivo" no SUS nos três níveis de atenção. Os entraves e possibilidades encontrados estão em disputa no campo das possibilidades do cuidado e ampliação de oferta no que concerne à alimentação no serviço público.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360