Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO23c - Práticas Integrativas e Complementares em Diferentes Cenários de Saúde

27344 - IMPLEMENTAÇÃO DA FARMÁCIA VIVA NA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA: PARTICIPAÇÃO POPULAR FORTALECENDO VÍNCULOS E PROMOVENDO SAÚDE
SANDRA NYEDJA DE LACERDA MATOS - URCA, ANTONIA SILVÂNETE SARAIVA SILVA - URCA, FÁBIA ISABELLA TAVARES LEANDRO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, JULIANA SILVEIRA DE MELO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE, FRANCISCO ELIZAUDO DE BRITO JÚNIOR - URCA


Período de Realização
A experiência teve início em setembro de 2017 e apresenta-se em andamento.


Objeto da Experiência
Implementação de uma Farmácia Viva tipo I na Estratégia Saúde da Família, com a participação popular, profissionais e parceiros locais.


Objetivos
Fortalecer a educação popular em saúde; Valorizar o conhecimento tradicional da comunidade; Ampliar a discussão sobre autocuidado, hábitos saudáveis, promoção do uso racional de plantas medicinais; Criar um espaço terapêutico dentro da ESF, para outras práticas integrativas e complementares.


Metodologia
O trabalho, de caráter descritivo, relata a experiência de sensibilização, fortalecimento do saber popular e construção da Farmácia Viva e Horta Comunitária no Centro de Saúde Joaquim Ferreira Leite – ESF II e IV, distrito Ponta da Serra, Crato-CE. Utiliza-se metodologias ativas e rodas de conversa. Compartilhamento de saberes através de músicas, versos, cirandas e exposições dialogadas. Aconteceram 5 encontros, sempre com vivências que proporcionam o protagonismo dos diversos atores.


Resultados
Este projeto está aproximando a população e os profissionais de saúde. Iniciou-se a partir da sensibilização para implementar o Conselho Local de Saúde, e agora os envolvidos buscam a implementação das PIC´s. O grupo mobilizou-se para a aquisição do material para o horto junto à comunidade, objetivando a reciclagem para a estruturação dos canteiros. Aconteceu a exposição de plantas medicinais; visita ao terreno da UBS para escolha do local e o mutirão para a reciclagem do material coletado.


Análise Crítica
A horta, apresenta-se como um rico instrumento de socialização, integração, promoção da saúde e prevenção de doenças. Os participantes são sujeitos ativos do processo e as ações estimulam outras pessoas a estarem juntas e dispostas a contribuir. Para médicas e enfermeiras, a prática tem proporcionado outro olhar sobre a população e o modo de promover saúde. Considerando a importância da participação de todos, é fundamental ainda sensibilizar profissionais da odontologia e técnicos de enfermagem.


Conclusões e/ou Recomendações
Espera-se contribuir para a construção de um SUS de qualidade e envolver mais profissionais de saúde, contextualizando-os dentro do processo de saúde-doença-cuidado e qualidade de vida das pessoas. A efetivação das Práticas Integrativas na Estratégia Saúde da Família aumenta as possibilidades para uma atenção integral ao usuário do SUS. Percebe-se a relevância da PNPIC, que neste momento ainda não está implantada no município do Crato CE.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360