Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO23c - Práticas Integrativas e Complementares em Diferentes Cenários de Saúde

25664 - CONTRIBUIÇÕES DAS PRÁTICAS MEDITATIVAS PARA A ABORDAGEM DE DOENÇAS CRÔNICAS E DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
MARIA INÊS NOGUEIRA - UFF


Apresentação/Introdução
A prática da meditação tornou-se objeto de estudo dos pesquisadores nas últimas décadas devido ao seu potencial para a promoção da saúde, com repercussões importantes na qualidade de vida das pessoas. No cenário brasileiro, a meditação encontra-se inserida no rol das Práticas Integrativas e Complementares, que vêm sendo progressivamente incluídas no SUS desde a promulgação da PNPIC em 2006.


Objetivos
Compreender a meditação como estratégia de cuidado, com enfoque nas doenças crônicas e na saúde mental – dois grandes problemas de saúde da atualidade. Refletir sobre as contribuições de abordagens integrativas do processo saúde-doença.


Metodologia
Como estratégia metodológica optou-se por uma revisão sistemática da literatura na base de dados PubMed e nos Periódicos CAPES, no período de 2005 a 2015, com a finalidade de identificar e mapear a produção acadêmica sobre o tema. Buscou-se dimensionar as contribuições das práticas meditativas para a saúde mental, especialmente nos transtornos de ansiedade e depressão, e na abordagem de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), com foco em quatro principais doenças: cardiovascular, câncer, doença respiratória crônica e diabetes.


Resultados
No período estudado, constatou-se uma tendência crescente do número de pesquisas sobre o tema. No tratamento de doenças crônicas, o câncer foi responsável pelo maior número de publicações e no contexto da saúde mental, a depressão foi o principal transtorno abordado. Mindfulness e as terapias associadas foram as técnicas meditativas mais utilizadas nos estudos. Na grande maioria dos artigos pesquisados foi possível identificar uma melhoria significativa dos sintomas clínicos, redução do estresse, impacto positivo na qualidade de vida de pessoas com doenças crônicas e maior capacidade de integração social em indivíduos com transtornos de ansiedade e depressão.


Conclusões/Considerações
As práticas meditativas explicitam a conexão existente entre corpo e mente, estimulando uma maior atenção para o momento presente. Esse estudo mostrou a viabilidade de se utilizar a meditação como uma estratégia de cuidado em saúde, com destaque para algumas contribuições: potencialização do autoconhecimento, favorecimento da autorregulação e melhoria das relações interpessoais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360