Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO23c - Práticas Integrativas e Complementares em Diferentes Cenários de Saúde

23178 - CONHECIMENTO DOS UNIVERSITÁRIOS DA ÁREA DA SAÚDE SOBRE AS PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES
NATASHA TEIXEIRA MEDEIROS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI, NAIANA ANCHIETA MENDES MELO - UNIFOR, GABRIELA PESSOA MARINHO HOLANDA - UNIFOR, LUÍZA VALESKA DE MESQUITA MARTINS - UNIFOR, CARLA CHRISTINA PEREIRA DA SILVA GODINHO - UNIFOR, SORAYA DA SILVA TRAJANO - UNIFOR, ILANA NOGUEIRA BEZERRA - UNIFOR, ANTONIO AUGUSTO FERREIRA CARIOCA - UNIFOR, ANA MARIA FONTENELLE CATRIB - UNIFOR, ANA PAULA VASCONCELLOS ABDON - UNIFOR


Apresentação/Introdução
As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) compõem o amplo conceito de promoção da saúde e bem estar, devendo perpassar pela formação dos profissionais para a área, constatando-se no cenário universitário um ambiente privilegiado para ações vinculadas, além da identificação de conhecimentos, percepções e inclinações relacionadas às nuances do processo saúde – doença.


Objetivos
Avaliar o conhecimento dos universitários da área da saúde acerca das PIC e seus fatores circunstanciais.


Metodologia
Trata-se de um estudo transversal e analítico, realizado na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Ceará, em 2017. Participaram 512 universitários da área da saúde e com idade igual ou superior a 18 anos. Foram excluídos gestantes, deficientes físicos e visuais. Aplicou-se o Instrumento de Avaliação da Promoção da Saúde na Universidade – IAPSU, desenvolvido por Catrib et al., (2015), contendo 5 domínios. O domínio investigado nessa pesquisa foi domínio 1- Dados de Identificação e 5- Praticas Integrativas e Complementares. Aplicou-se o teste de Qui-quadrado para associação entre as variáveis pelo SPSS versão 20.0.


Resultados
Do total, 293 (57,2%) informaram que conhecem as PICs, destacadamente nos cursos de Psicologia (81,4%, n=48), Fisioterapia (79,3%, n=46) e Educação Física (63,2%, n=36). O conhecimento sobre PICs foi influenciado pelo sexo feminino (n=215, p=0,037), graduando no último semestre (n=157, p=0,117) e escolaridade paterna igual ou inferior a oito anos de estudo (n=155, p=0,109). No entanto, as variáveis religião (p=0,309), raça (p=0,670), idade (p=0,816) e escolaridade materna (p=0,287) não apresentaram relação com o este conhecimento.


Conclusões/Considerações
Evidenciou-se moderado percentual de universitários da área da saúde que conhecem as Práticas Integrativas e Complementares. O curso de graduação, semestre letivo, sexo e escolaridade paterna são fatores que influenciam este conhecimento. Assim, esse diagnóstico situacional do cenário formativo do ensino superior ratifica a ênfase, perene e equânime, dos princípios das PICs nas políticas e práticas organizativo educacionais de tais cursos.

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