27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO23b - Práticas Corporais Integrativas e Complementares no Cuidado |
27092 - SIGNIFICADOS DAS MUDANÇAS TRAZIDAS NO DIA-A-DIA PELO TRATAMENTO DO DIABETES TIPO II PARA PESSOAS PRATICANTES E NÃO PRATICANTES DE LIAN GONG NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NELSON FILICE DE BARROS - UNICAMP, ELAINE PALANDI - UNICAMP, FLÁVIA LIPARINI PEREIRA - UNICAMP, JOSÉ LUIS MIXTRO - UNICAMP, BIANCA STELLA RODRIGUES - UNICAMP
Apresentação/Introdução A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares preconizou a implantação da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) na prevenção de agravos e promoção, manutenção e recuperação da saúde, na atenção do Sistema Único de Saúde. O Lian Gong parte da MTC, tem sido associado ao tratamento convencional do diabetes tipo II na Atenção Primária Saúde com resultados positivos.
Objetivos Analisar as mudanças na vida diária de pessoas em tratamento do diabetes tipo II praticantes e não praticantes de Lian Gong nos serviços de Atenção Primária à Saúde.
Metodologia Foi realizado estudo qualitativo com amostra intencional de 96 pessoas em tratamento da diabetes tipo II em diferentes serviços da Atenção Primária à Saúde da cidade de Campinas, São Paulo, sendo 45 praticantes de Lian Gong e 51 não praticantes. As entrevistas foram gravadas, transcritas e os dados tratados com a técnica de análise de conteúdo temática. A análise qualitativa comparativa é uma inovação na pesquisa com as PIC e buscou observar possíveis diferenças na construção de sentidos nas narrativas de pessoas que associam e não associam práticas de cuidado no tratamento da condição crônica trazida pelo diabetes tipo II.
Resultados O Lian Gong associado ao tratamento convencional de diabetes tipo II traz modos diferentes de significar as mudanças no dia-a dia:
a) para praticantes as preocupações com a doença são de restrição, disciplina, controle e afastamento social, para não praticantes são de medo, tristeza e perda do prazer;
b) para praticantes a alteração na alimentação é da dificuldade de diminuir o doce e para os não praticantes, além do doce, é também diminuir o álcool;
c) para praticantes as alterações no corpo são a dor, cansaço, tontura e invalidez, para não praticantes são a dor, perda da vontade, moleza, inutilidade, fraqueza, nervoso, tontura, desânimo, tristeza, indisposição e mudanças no sexo.
Conclusões/Considerações As pessoas que associam o tratamento convencional do diabetes tipo 2 à prática do Lian Gong na Atenção Primária à Saúde, diferentemente daquelas que não associam, constroem significados qualitativamente distintos para as mudanças no dia-a-dia, com relação às preocupações trazidas pela doença, modificações na alimentação e alterações corporais. suas narrativas qualificam perdas e dificuldades, porém são menos comprometedoras à vida.
|