27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO23b - Práticas Corporais Integrativas e Complementares no Cuidado |
21714 - SENTIDOS ATRIBUÍDOS ÀS PRÁTICAS CORPORAIS DE SAÚDE POR PACIENTES DIAGNOSTICADOS COM FIBROMIALGIA LEONARDO HERNANDES DE SOUZA OLIVEIRA - UERJ, RAFAEL DA SILVA MATTOS - UERJ, STEPHANY DE SÁ NASCIMENTO - UERJ
Apresentação/Introdução A fibromialgia é uma síndrome reumática que atinge principalmente mulheres. O diagnóstico da síndrome é predominantemente clínico e caracterizado pela ausência de substrato anatômico.Diante da crise ética e epistemológica da saúde os estudos ressaltam a importância das práticas corporais de saúde para pessoas com doenças crônicas não transmissíveis.
Objetivos O objetivo do presente estudo foi compreender os sentidos atribuídos às práticas corporais de saúde por pacientes diagnosticados com fibromialgia.
Metodologia O presente estudo possui caráter qualitativo e a coleta de dados foi realizada através de entrevistas abertas em profundidade com alunas diagnosticadas com fibromialgia do PRACORSAU e de observação em campo não-sistemática. A metodologia de análise dos dados escolhida foi a análise do discurso com base em Michel Foucault. Os critérios de inclusão do estudo foram o diagnóstico da síndrome e estar inserido na turma de transição do Projeto “Tratamento Interdisciplinar para Pacientes com Fibromialgia”. A amostra do estudo foi composta por 8 (oito) alunas, com uma média de idade de 55,5 anos, que frequentaram as atividades interdisciplinares do grupo de Transição.
Resultados
Os discursos analisados à luz do princípio de Michel Foucault apontaram sentidos relacionados ao acolhimento, ao vínculo, à longitudinalidade do cuidado, à resolutividade em saúde, à vitalidade e até mesmo à interdisciplinaridade. As entrevistas abertas em profundidade identificou a presença de 8 sinais e sintomas associados à fibromialgia: depressão , ansiedade , fadiga , TOC , síndrome do pânico , distúrbios do sono , hipotiroidismo e síndrome do cólon irritável. Grande parte da amostra frequenta/frequentou clínicas de fisioterapia, hidroginástica, acupuntura, pilates, RPG, ortopedista. As entrevistas mostraram uma relação médico-paciente conturbada
Conclusões/Considerações Alguns sentidos atribuídos às práticas corporais de saúde foram identificados e interpretados. Os discursos apontaram sentidos relacionados ao acolhimento, ao vínculo, à longitudinalidade do cuidado, à resolutividade em saúde, à vitalidade e até mesmo à interdisciplinaridade. O viés interpretativo adotado pelo presente estudo foi fundamental para se compreender os sentidos atribuídos pelas oito mulheres entrevistadas.
|