26/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO23a - Práticas Integrativas e Coplementares na Atenção Primária à Saúde |
25344 - SABERES DO QUINTAL: PLANTAS MEDICINAS E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA ATENÇÃO BÁSICA ADRIANA ADELL GOMES - UFPR, RUBENS TAMEHIRO - UFPR, DANIELLE CHERBISKI - PREFEITURA MUNICIPAL DE COLOMBO, FERNANDA GUSKOW CARDOSO - PREFEITURA MUNICIPAL DE COLOMBO, DOROTEIA HOFELMANN - UFPR
Período de Realização A atividade foi realizada em quatro dias de Fevereiro de 2018 com duração de 3 horas.
Objeto da Experiência Compartilhar saberes de plantas medicinais cultivadas nos quintais produtivos na abrangência de uma Unidade de Saúde da Família.
Objetivos Aprimorar conhecimentos sobre praticas integrativas e complementares, compartilhando saberes dos agentes comunitários de saúde (ACS) e a população do bairro sobre ervas medicinais, incentivar cultivo das plantas nos quintais e integração dos participantes de um programa de educação em saúde.
Metodologia A Nutricionista Residente em Saúde da Família, o estagiário em Nutrição pela UFPR e os agentes comunitários de saúde (ACS) realizaram um levantamento das principais plantas medicinais cultivadas nos quintais da região observando-as durante as visitas domiciliares e conversando com moradores. Após, consultou-se a forma adequada de uso e preparo no Formulário de Fitoterápicos Farmacopeia Brasileira, 2011. Exemplares das ervas foram expostos e realizou-se uma roda de conversa no grupo.
Resultados Cerca de 200 usuários do Sistema Único de Saúde participaram da ação, dividindo-se em 50 indivíduos por dia de atividade. Observou-se que os participantes conheciam as plantas, algumas de suas propriedades e aplicavam seu uso cotidianamente , muitas vezes ao longo de gerações. Durante a roda de conversa foi possível trocar experiências e informar-se sobre quais quintais possuíam as mudas, possibilitando assim a troca de espécies. Não foi observado o uso e preparo inadequado das ervas.
Análise Crítica O uso e cultivo das ervas mostrou-se como um conhecimento transmitido por gerações pelo cotidiano e tradição oral. A roda de conversa propiciou as relações interpessoais, ressaltando um assunto de interesse comum e que pode ser compartilhado. A abordagem das Praticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no grupo de educação em saúde teve boa aceitação e despertou interesse dos participantes, quais puderam compartilhar suas vivências e experiências com as plantas medicinais.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que os resultados se mostraram em consonância com os objetivos da ação. O conhecimento sobre o tema foi compartilhado nas rodas de conversa, onde também ocorreu a integração dos participantes, e o cultivo das ervas foi incentivado. Considera-se que nessa unidade de saúde as atividades que promovam as PICS e uso de plantas medicinais podem ser preconizadas devido a participação ativa e interesse demonstrado pelos usuários.
|