Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO23a - Práticas Integrativas e Coplementares na Atenção Primária à Saúde

24343 - DEMANDA DE ATENDIMENTO EM PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES POR USUÁRIOS DA ATENÇÃO BÁSICA E FATORES ASSOCIADOS
MÁRIO CÍRIO NOGUEIRA - UFJF, IGOR CORDEIRO VIEIRA - UFJF, WILLIAN PEDRO CORREA - UFJF, DANIELLE PAULA DA SILVA - UFJF, FABIANA FERRAZ - UFJF, PRISCILA SILVA TOLEDO - UFJF


Apresentação/Introdução
As práticas integrativas e complementares (PIC) procuram promover uma abordagem holística dos pacientes e sua utilização vem crescendo ultimamente, no Brasil e no mundo. Apesar de vários trabalhos terem estudado o uso das PIC pela população brasileira, não foram identificados estudos publicados que tenham estimado a demanda populacional por este tipo de atendimento.


Objetivos
Identificar a demanda e a proporção de uso das práticas integrativas e complementares (PIC) pela população residente em área de abrangência de unidade básica de saúde (UBS).


Metodologia
Inquérito epidemiológico entre os usuários de uma UBS em um município de médio porte em Minas Gerais. A população de estudo consistiu de adultos residentes na área de abrangência desta UBS, atendidos no mês de agosto de 2016. Foram realizadas entrevistas diretas com os pacientes, utilizando um questionário estruturado e estimadas prevalências de respostas positivas a cada questão, testando para associações entre variáveis, com o teste qui-quadrado.


Resultados
Foram entrevistadas 375 pessoas, com predomínio de mulheres (75,7%), de escolaridade até ensino fundamental (66,9%) e equilíbrio entre as faixas etárias. A grande maioria (88,3%) conhecia alguma PIC, sendo as mais conhecidas a acupuntura (78,9%) e a homeopatia (67,7%). Cerca de metade (53,3%) já utilizou alguma PIC, e as mais usadas foram a fitoterapia (36,0%) e a homeopatia (24,3%). A demanda percebida de atendimento pelas PIC foi de 81,9% e de informação de 92,5%, com pequenas diferenças entre as diversas PIC. Apenas 34,9% dos usuários da UBS sabiam que as PIC são oferecidas em serviços públicos de saúde do município, sendo a homeopatia a que teve maior proporção (25,3%).


Conclusões/Considerações
Este estudo identificou a existência de uma demanda populacional pelas PIC que ainda não é plenamente atendida pelo sistema de saúde. Identificou também uma necessidade de informação em relação a aspectos conceituais das PIC e sobre a oferta existente atualmente no SUS.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360