Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC26b - Política, práticas e campo da saúde indígena

26757 - CONSTITUIÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DA TEMÁTICA DA SAÚDE INDÍGENA NO CAMPO DA SAÚDE COLETIVA NO BRASIL
JULIANA FERNANDES KABAD - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA, ANA LÚCIA PONTES - ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA, SIMONE MONTEIRO - INSTITUTO OSWALDO CRUZ


Apresentação/Introdução
A compreensão da formação da área de pesquisa em saúde indígena no contexto brasileiro, em especial no campo da saúde coletiva, contribui para ampliar o conhecimento sobre os fatores históricos e sociais da atuação do Estado perante os povos indígenas e a intervenção de políticas públicas em seus territórios.


Objetivos
Caracterizar a trajetória de construção, consolidação e institucionalização da área de estudos sobre saúde dos povos indígenas no campo da saúde coletiva no Brasil, a partir da análise da produção científica e da organização de grupos de pesquisa.


Metodologia
Para esta pesquisa optou-se por uma combinação de métodos quantitativos e qualitativos. A investigação foi realizada em três etapas: a) levantamento dos grupos e linhas de pesquisa no Brasil que estudam o tema; b) revisão da literatura sobre a produção científica a respeito da temática da saúde dos povos indígenas no Brasil; c) identificação e aprofundamento da trajetória de pesquisadores líderes de grupos de pesquisa em saúde indígena.


Resultados
Observou-se um aumento substancial na publicação de artigos científicos sobre a temática após a década de 1990 com maior expansão após os anos 2000, no mesmo período de implantação do Subsistema de Saúde Indígena vinculado ao SUS, com correspondência com as temáticas pesquisadas. Os grupos e linhas que estudam saúde dos povos indígenas são heterogêneos e em grande parte integram as áreas de Saúde Coletiva e da Antropologia. Diferente da tendência de distribuição regional dos grupos de pesquisa no país, grupos desta temática é quantitativamente maior na macrorregião Norte, ainda que a região Sudeste concentre os grupos que produzem maior impacto para produção e constituição do tema.


Conclusões/Considerações
Conclui-se que as pesquisas colaboram para a ampliação e aperfeiçoamento das políticas públicas em saúde dos povos indígenas, ao mesmo tempo, as políticas públicas na área fomentam estudos sobre esta temática, bem como, contribuem para o fortalecimento do campo da Saúde Coletiva no Brasil.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360