Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC26b - Política, práticas e campo da saúde indígena

22023 - O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS COMO ESTRATÉGIA DE CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS AGENTES INDÍGENAS DE SANEAMENTO
ROSANA LIMA VIANA - MINISTÉRIO DA SAÚDE


Período de Realização
2016


Objeto da Experiência
O uso de metodologias ativas como estratégia pedagógica de construção de material didático para qualificação dos Agentes Indígenas de Saneamento.


Objetivos
Relatar a experiência do uso de metodologias ativas na construção de material didático que considerem a comunicação intercultural e favoreçam o processo recíproco de aquisição e compartilhamento de conhecimento.


Metodologia
A metodologia teve como referência os registros, relatórios e documentos elaborados nas oficinas de trabalho que construíram o material didático-pedagógico para qualificação dos Agentes Indígenas de Saneamento.
Destacam-se que o uso de metodologias ativas, estratégias interativas baseadas em problemas, como os debates em grupo, construção de desenhos do território, pesquisas de campo, vídeos e relatos de experiência, fundamentaram o debate nas oficinas de trabalho e o material didático construído.



Resultados
O uso de metodologias ativas de aprendizagem utilizadas no material didático buscou integrar os conteúdos técnicos específicos do saneamento às especificidades culturais, econômicas e ambientais existentes nos territórios indígenas, visando o diagnóstico e monitoramento da situação de saúde e das condições de risco e vulnerabilidade existentes. Desse modo, tais estratégias permitiram a articulação entre a qualificação profissional, o serviço e as comunidades indígenas.


Análise Crítica
O processo de construção do material didático-pedagógico trouxe reflexões quanto a importância do uso de metodologias que permitam uma leitura crítica sobre as condições de vida das populações indígenas, a valorização dos conhecimentos tradicionais e a sua relação com o conteúdo programático das unidades, explorando, desta forma, novas possibilidades de entendimento da complexidade conformada nos territórios indígenas.


Conclusões e/ou Recomendações
O maior desafio para equipe responsável pela produção do material didático-pedagógico foi a aproximação dos conteúdos específicos de saneamento à complexa realidade que vivem as populações indígenas. Entretanto, as estratégias metodológicas problematizadoras (ativas) trouxeram a reflexão sobre a realidade dos sujeitos como componente essencial para a construção de ações de saneamento capazes de intervir de forma eficaz nos territórios indígenas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360