Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC26a - Análises da situação de saúde dos povos indígenas

28707 - AUSÊNCIA E INCREMENTO DE CÁRIE EM INDÍGENAS DE 10 A 14 ANOS EM UMA ETNIA NO NORDESTE DO BRASIL: UMA ANÁLISE COM ZEROS INFLACIONADOS
HERIKA DE ARRUDA MAURICIO - IAM/FIOCRUZ, RAFAEL DA SILVEIRA MOREIRA - IAM/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
No processo de caracterização da cárie entre povos indígenas, a epidemiologia se apresenta como ferramenta para a medição das desigualdades. A partir do povo Xukuru do Ororubá, que constitui o maior contingente populacional étnico indígena no Estado de Pernambuco - Brasil, realizou-se um estudo epidemiológico buscando melhor compreender o seu perfil de saúde bucal.


Objetivos
Este estudo se propõe a caracterizar a ausência e o incremento de cárie em indivíduos de 10 a 14 anos provenientes de uma etnia indígena localizada no Nordeste do Brasil.


Metodologia
Estudo transversal de base populacional desenvolvido no período de janeiro a março de 2010, envolvendo a realização de exames bucais em 233 indígenas entre 10 e 14 anos. Aplicou-se o modelo de regressão binomial negativo com zero inflacionado para observar o comportamento das variáveis independentes sobre o índice CPO-D. As medidas de efeito foram calculadas, enfatizando a Razão de Médias (RM) e a Odds Ratio (OR), simples e ajustadas para variáveis de confusão. Para ambas, modelos de regressão binomial negativos com zero inflacionados foram adotados para verificar a direção e a força do efeito de variáveis independentes sobre o resultado analisado.


Resultados
A análise hierarquizada múltipla dos dados revelou associação positiva do aumento de cárie com as variáveis: maior idade, autopercepção de necessidade de tratamento odontológico, insatisfação com os dentes/boca, incômodo ao escovar, dificuldade para falar e deixar de dormir por causa dos dentes. No sentido oposto, o desfecho ausência de cárie apresentou-se positivamente associado a indígenas do sexo feminino, que apresentaram cerca de 2,3 vezes mais chances de possuir índice CPO-D=0, como pode ser observado nos resultados da parte inflacionada do modelo.


Conclusões/Considerações
Observou-se associação da cárie em suas duas faces (risco e proteção) com aspectos individuais demográficos e de autopercepção do povo indígena Xukuru do Ororubá na faixa etária de 10 a 14 anos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360