Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC26a - Análises da situação de saúde dos povos indígenas

28006 - MORTALIDADE DE MULHERES EM IDADE FÉRTIL E MATERNA NA POPULAÇÃO INDÍGENA DO ESTADO DE PERNAMBUCO
NATHALIE MENDES ESTIMA - UFPE, SANDRA VALONGUEIRO ALVES - UFPE


Apresentação/Introdução
Apesar de avanços com a criação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena no Brasil (1999), a saúde da população indígena, em especial aquela relacionado às mulheres em idade reprodutiva (MIF), se mantém aquém das suas necessidades. Informações confiáveis sobre a situação destes povos são incipientes, dificultando a construção e o uso de indicadores para subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas específicas.


Objetivos
Analisar a mortalidade de mulheres em idade fértil e materna da população indígena do estado de Pernambuco, no período de 2006 a 2012.


Metodologia
Trata-se de estudo descritivo, para o qual realizou-se um linkage entre informações dos óbitos de MIF raça/cor indígena do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) e relatórios gerados a partir da qualificação deste quesito pelo DSEI Pernambuco no módulo de investigação SIM-Web. Os óbitos de MIF e maternos foram classificados por causa básica, de acordo com a Classificação Internacional de Doenças 10 Revisão (1993), e os óbitos maternos analisados segundo o modelo dos três atrasos, proposto por Thaddeus e Maine (1994).


Resultados
Obteve-se um banco composto por 115 óbitos de MIF, dos quais 41,7% estavam subinformados como indígena ao SIM e 70,4% eram de mulheres aldeadas. A maior proporção dos óbitos ocorreu entre as mulheres da faixa etária mais elevada, com baixa escolaridade, agricultoras e solteiras. As principais causas de óbito foram as doenças do aparelho circulatório, seguidas das causas externas, neoplasias e causas maternas. Identificaram-se dez óbitos maternos (05 por causas obstétricas diretas e 05 obstétricas indiretas), cujos atrasos se deram principalmente nas Fases II e III.


Conclusões/Considerações
Os resultados mostram o linkage entre bancos como ferramenta essencial para possibilitar o conhecimento dos óbitos de MIF e maternos subinformados 70,4% e a construção do perfil de mortalidade da população estudada. As mortes por causas maternas representam importante causa de óbito e se mostram com padrão semelhante às mortes de mulheres da zona rural do estado, reflexo de dificuldades de acesso e de fragilidades da rede de atenção obstétrica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360