Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC26a - Análises da situação de saúde dos povos indígenas

24647 - AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE SAÚDE INDÍGENA NA RESERVA XAKRIABÁ EM MINAS GERAIS
ALANNA GOMES DA SILVA - UFMG, RONAILSON GONÇALVES DA SILVA - UNIMONTES, DEBORAH CARVALHO MALTA - UFMG, RENATA PATRÍCIA FONSECA GONÇALVES - UNIMONTES


Apresentação/Introdução
As transições demográfica e epidemiológica têm provocado impacto expressivo na morbimortalidade e expectativa de vida da população brasileira, que passou de um perfil caracterizado por alta mortalidade infantil, com predomínio de doen¬ças infecciosas e parasitárias, para um de elevada mortalidade em idades mais avançadas, provo¬cada por Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) e causas externas.


Objetivos
Avaliar os indicadores de natalidade e de morbimortalidade dos índios da Reserva Indígena Xakriabá no período de 2009-2015.


Metodologia
Estudo descritivo. As informações foram obtidas pelo Sistema de Informação da Atenção à Saúde Indígena e no consolidado mensal do Distrito Sanitário Especial Indígena. A opção pela coleta de dados no consolidado ocorreu pelo fato do módulo de indicadores de saúde ainda não ter sido implantado no SIASI para acesso público após 2013. Foram calculados os indicadores referentes ao quadriênio 2009-2015. Os cálculos foram realizados conforme a Rede Integral de Informações para Saúde da Organização Pan-Americana de Saúde. Aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual de Montes Claros com o parecer 499.291.


Resultados
No período estudado, a população apresentou um declínio da taxa de crescimento anual (-3%), com diminuição de 7,5% da população. A Taxa Bruta de Natalidade (TBN) foi de 4,5 por mil nascidos vivos e a Taxa Bruta de Mortalidade (TBM) de 4,8 por mil. A Taxa de Mortalidade Infantil foi de 12,5 por mil nascidos vivos, resultantes principalmente das afecções originadas no período perinatal. A causa prevalente de óbitos na população total dos Xakriabá foram as causas externas. A população Xakriabá adoece especialmente de doenças infecciosas e parasitárias, seguidas de doenças do aparelho circulatório e doenças do sistema osteomuscular.


Conclusões/Considerações
Os dados indicam um aumento nos níveis de mortalidade por causas externas e mantém o padrão de morbidade por doenças infecciosas, o que reflete a importante necessidade de avaliação dos níveis de saúde e de desenvolvimento socioeconômico da Reserva.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360