Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC26a - Análises da situação de saúde dos povos indígenas

22400 - HOMICÍDIO DE MULHERES INDÍGENAS NO BRASIL: ESTUDO DE PREVALÊNCIA NACIONAL DE 2010 A 2014
MARCOS CLAUDIO SIGNORELLI - UFPR, CLÓVIS WANZINACK - UFPR E FURB


Apresentação/Introdução
O Brasil tem atualmente a quinta maior taxa de homicídio de mulheres do planeta, mas há poucos dados nacionais publicados sobre o homicídio de mulheres indígenas.


Objetivos
Este estudo teve como objetivo estimar a prevalência de homicídios de mulheres indígenas no Brasil entre 2010 e 2014, analisando sua distribuição territorial.


Metodologia
Realizamos um estudo demográfico, coletando dados sobre todos os homicídios de mulheres indígenas (2010-2014) reportados ao DATASUS (Departamento de Informática de Saúde do Ministério da Saúde) e sobre população indígena do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para todos os brasileiros municípios. Os dados foram analisados com estatística descritiva, considerando distribuição geográfica (estados e municípios) e a taxa de homicídio das mulheres indígenas foi calculada como uma proporção de 100 mil mulheres indígenas por ano.


Resultados
Constatou-se: 1) dos 5565 municípios brasileiros, foram relatados homicídios de mulheres indígenas em 64; 2) A quantidade total de homicídios de mulheres indígenas no Brasil no período foi de 178, com média de 35,6 por ano; 3) A taxa média de homicídios das indígenas para este período foi de 9,3/100 mil, muito maior do que para mulheres não-indígenas (3,8/100 mil); 3) As maiores taxas foram encontradas nas regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil, particularmente nos Estados de Roraima (39/100 mil) e Mato Grosso do Sul (27,3/100 mil); 4) Roraima e Mato Grosso do Sul constituíram 59% dos homicídios de mulheres indígenas no Brasil, apesar de terem apenas 32% das mulheres indígenas brasileiras.


Conclusões/Considerações
Em síntese, as mulheres indígenas brasileiras apresentaram quase o dobro da taxa de homicídios das mulheres não indígenas. Esperamos que esses resultados promovam a conscientização sobre as violações dos direitos humanos contra as mulheres indígenas. São necessárias mais pesquisas sobre estratégias para aumentar a segurança e políticas de prevenção de homicídios mais específicas voltadas a esse grupo populacional.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360