Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO26b - Nutrição e Alimentação dos povos indígenas

24244 - FATORES ASSOCIADOS AO BAIXO PESO AO NASCER EM POPULAÇÕES INDÍGENAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA MUNDIAL
CARLA TATIANA GARCIA BARRETO - ENSP/FIOCRUZ, FELIPE GUIMARÃES TAVARES - UFF, MARIZA MIRANDA THEME FILHA - ENSP/FIOCRUZ, ANDREY MOREIRA CARDOSO - ENSP/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O baixo peso ao nascer (BPN) é um preditor de desfechos desfavoráveis à saúde infantil. Estudos de fatores de risco (FR) para BPN são escassos em povos indígenas. Estimar o BPN em indígenas e investigar seus FR é estratégico para a efetiva intervenção na saúde indígena, visando reduzir a morbimortalidade por doenças relacionadas à saúde materno-infantil e à pobreza.


Objetivos
Identificar e analisar os fatores associados ao BPN em povos indígenas no mundo, caracterizando os fatores associados à prematuridade e ao CIUR.


Metodologia
Revisão sistemática sobre fatores associados ao BPN em indígenas no mundo. Pesquisou-se Medline, Scopus, Web of Science e Lilacs, para publicações até Janeiro/2018. Foram incluídos estudos originais sobre FR para BPN, prematuridade e CIUR em indígenas. Dois autores selecionaram títulos e resumos de forma independente para inclusão. Desses, foram extraídos desenho, data de publicação e coleta, local, autores, amostra, critérios étnicos, exposição, associação e controle de confundimento. A revisão baseou-se na diretriz PRISMA (Protocolo de estudo foi registrado e publicado no Centre for Reviews and Dissemination, University of York sob o número CRD42016051145).


Resultados
Foram identificados 23 estudos, a maioria nos EUA, Canadá e Austrália. Os fatores associados ao CIUR ou à prematuridade foram semelhantes aos observados na população não indígena: condições obstétricas desfavoráveis, desnutrição materna, baixo número de consulta pré-natal, tabagismo na gestação e idade materna em extremos da idade fértil. Para o BPN, somam-se às anteriores as variáveis ambientais, como localização geográfica da aldeia (urbana ou rural), moradia em áreas remotas, e ausência de serviços de saúde nas comunidades indígenas.


Conclusões/Considerações
FR para BPN em Povos Indígenas são pouco estudados quando comparados à população não indígena, principalmente na América Latina. O BPN, prematuridade e CIUR mostraram causas comuns relacionadas à pobreza e acesso limitado aos cuidados de saúde. Novos estudos devem garantir critérios explícitos de classificação étnica, qualidade da informação sobre a idade gestacional e a investigação de variáveis contextuais e culturais específicas.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360