29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC6d - A comunicação em diferentes narrativas e contextos |
28550 - SITES DE OBSERVATÓRIOS DE SAÚDE: UM EXAME DE FORMA E CONTEÚDO MARCELE - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA BAHIA, MARIA LIGIA RANGEL-S - ISC/UFBA
Apresentação/Introdução As novas tecnologias de informação e comunicação vem modificando a disseminação de informações científicas. A facilidade de publicação tem repercutido na incorporação de conhecimentos da saúde à cultura geral da população, com efeitos na relação com serviços. Nesse contexto, é possível apontar o uso crescente de ferramentas designadas “observatórios” como dispositivo institucional para a saúde.
Objetivos Esse trabalho tem por objetivo elaborar bases para um estudo de forma e conteúdo de sites de observatórios de saúde pública, através da identificação de aspectos comunicacionais, do conteúdo informativo e da estrutura das informações.
Metodologia A partir da fundamentação em referenciais teóricos para avaliação de sites, buscou-se uma taxonomia para analisar sites de observatórios. Através de uma busca sistemática na internet, foram identificados 70 sites de observatórios dedicados à temática da saúde pública, sendo 28 brasileiros e 42 internacionais. Em seguida, foram elencados por tema, selecionou-se 10, considerando critérios: temática na política de saúde, país de origem, registro de atualização e funcionamento em rede. Apresenta-se, então, uma proposta metodológica baseada na definição de 5 dimensões (propósito, usabilidade, interface, conteúdo e aspectos comunicacionais), contemplando a elaboração de um roteiro de observação.
Resultados Foram avaliadas características técnicas, além da análise de conteúdo e componentes dos sites. Na perspectiva de atuação em rede, foram observados mecanismos de interlocução e cooperação entre as instituições, de forma a potencializar suas ações e contribuir para a interação, facilitando a troca de saberes. É possível afirmar que o instrumento é satisfatório para uma análise mais técnica dos sites, mas evidenciou lacunas de variáveis que não foram contempladas em termos de conteúdo das temáticas. O roteiro possui um número excessivo de perguntas norteadoras e poderia ser aprimorado, de forma a simplificar a análise técnica e avançar para uma observação mais potente das políticas de saúde.
Conclusões/Considerações Para investigar o potencial desses dispositivos na saúde, é preciso ir além dos parâmetros da análise técnica de sites, transcendendo forma e conteúdo. Esse estudo irá apoiar a construção de matriz de análise que aponte convergências e distinções entre similares. Conclui-se com uma reflexão sobre os limites e possibilidades dos observatórios enquanto uma nova ferramenta para democratização do acesso ao conhecimento das políticas de saúde.
|