Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC6d - A comunicação em diferentes narrativas e contextos

27053 - A CARTOGRAFIA DA CONSTRUÇÃO DE UM CORPO TRANS PELA FOLHA DE S.PAULO
ANA CLAUDIA CONDEIXA DE ARAUJO - UNIGRANRIO


Apresentação/Introdução
A Transexualidade tem sido tratada como novidade, sendo que a existência de transexuais e travestis sempre esteve presente na sociedade. Entre as muitas diferentes abordagens que tratam sobre o tema da transexualidade, um aspecto que parece ter consenso: a desarmonia entre o sexo biológico e o sexo psicológico.


Objetivos
A pesquisa aqui apresentada, busca compreender como a transexualidade foi tratada ao longo do século XX nos jornais de grande circulação, neste caso, a Folha de S. Paulo.


Metodologia
Em 1986, a Folha tornou-se o jornal de maior circulação em todo o país, liderança que mantém desde então. A busca foi feita no acervo/base de dados de assinantes da Folha de S. Paulo, que cobre todas as edições desde 1921 até os dias presentes. Usamos os descritores transtorno de identidade de gênero; transexualidade; transgenereidade; transgênero; disforia de gênero; transman, transhomem; transwoman; transmulher; transexualismo com o objetivo de melhor cobrir o tema.


Resultados
Ao todo, encontramos 435 páginas onde são feitas citações acerca dos seguintes descritores: transtorno de identidade de gênero; transexualidade; transgenereidade; transgênero; disforia de gênero; transman, transhomem; transwoman; transmulher; transexualismo. As citações podem ser encontradas a partir do ano de 1936 até 2017 e se dividem em matérias, artigos, reportagens e entrevistas. Do montante reunido, o descritor transgênero pode ser observado em 189 páginas, transexualidade em 83, transexualismo em 73, transtorno de identidade de gênero em 37, transhomem em 24, transman em 8, disforia de gênero em 7, transmulher em 2.


Conclusões/Considerações
É possível concluir, a partir dos resultados da pesquisa apresentada que o tema é presente nos jornais em todo o século XX, nos mais diferentes momentos. Entre os anos de 1936 a 1999, a uma preponderância da expressão transexualismo, presente em 40 páginas enquanto transexualidade aparece em 24 páginas. Após os anos 2000, há uma crescente presença do tema na Folha, o que pode revelar que a AIDS colaborou com a abertura para a discussão do tema.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360